fbpx

1º ministro vira motorista de táxi por uma tarde

Por Maya Santana

Jens Stoltenberg, 54 anos, é um primeiro-ministro popular no país

Jens Stoltenberg, 54 anos, o primeiro-ministro da Noruega

Veja que experiência sensacional, impossível de acontecer com qualquer político no Brasil: o governo da Noruega divulgou nesta semana um vídeo inusitado. Nele, o primeiro-ministro Jens Stoltenberg passa uma tarde de sexta-feira dirigindo um táxi pelas ruas da capital, Oslo, para “ouvir a opinião das pessoas”. A ideia veio de uma agência de publicidade norueguesa.Para o “disfarce”, ele usou um uniforme comumente usando por taxistas.

Aparecendo com frequência na televisão tanto por seu cargo quanto pelas eleições que se aproximam – devem ocorrer mês que vem na Noruega, o primeiro-ministro foi reconhecido pela maioria dos passageiros, com quem ele discutiu questões de governo.

Uma das passageiras, uma senhora, assim que o reconhece se mostra grata: “que bom que é você aqui, eu estava prestes a te enviar uma carta”, diz. Com ela, Stoltenberg discute a questão salarial. “Todos esses líderes de corporações não deveriam ganhar salários tão altos”, reclama a senhora. O ministro responde: “é difícil colocar um fim nisso. Eles incentivam e competem um com o outro e comparam os salários entre si”.

No vídeo editado e divulgado pelo governo, o último passageiro que aparece termina dizendo: “vou votar no partido trabalhista”, que é o partido da coalisão de Stoltenberg. Mais tarde, circulou a informação de que cinco dos 14 passageiros era gente contratada pela agência. Mesmo assim, a história é válida.

O primeiro-ministro está no poder há dois mandatos, eleito através de uma coalisão de centro-esquerda. Nas últimas pesquisas eleitorais, entretanto, ele tem seu governo ameaçado, já que os conservadores aparecem com boa vantagem para a próxima eleição. (Fonte: Exame)

Veja a reação das pessoas no vídeo abaixo, em norueguês com legendas em inglês:

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

dois × 3 =