fbpx

Conheça a “planta milagrosa” que teria curado Fidel Castro

Por Maya Santana

Moringa ou Acácia BrancaA moringa tem propriedades nutritivas, mas médicos advertem que não deve ser usada indiscriminadamente

Moringa ou, como é conhecida no Brasil, Acácia Branca tem propriedades medicinais

Eu tenho verdadeiro fascínio por estas plantas medicinai que substituem maravilhosamente muitos dos remédios produzidos pelos laboratórios. Há poucos dias, publiquei aqui uma relação de 11 ervas que a gente deve ter em casa, por serem eficazes no tratamento de uma série de doenças mais comuns, como gripe, resfriados, dor de garganta, gastrite, etc. Agora, encontrei no site da BBC Brasil este artigo sobre a Moringa – ou Acácia Branca, como é conhecida aqui -, que teria sido usada com sucesso para combater os problemas de saúde do líder cubano. “Árvore milagrosa”, foi como Fidel Castro, 89 anos, se referiu à planta.

Leia:

Fidel Castro a colocou em moda em Cuba e assegurou tratar-se do segredo na luta contra a desnutrição e a razão para sua própria cura. O ex-presidente cubano, de 88 anos, cuja saúde vem sido apontada como frágil há muitos anos, a chamou de “árvore milagrosa”.

Chegou, inclusive, a anunciar à imprensa nacional cubana que o país iria “produzir maciçamente” a moringa, conhecida no Brasil como acácia-branca, “que tem também fontes inesgotáveis de carne, ovo e leite”, fazendo uma referência irônica às “dezenas de propriedades medicinais” e nutritivas da planta.

Mas a moringa tem, de fato, muitas outras propriedades. Veja, abaixo, o que se sabe dessa “erva mágica”:

Onde cresce?

A moringa é originária do norte da Índia, Etiópia, Filipinas e Sudão, embora esteja presente em vários países tropicais e subtropicais. A planta se cultiva na África, Ásia tropical, América Latina e Caribe, Flórida e ilhas do Pacífico.

A Moringa oleifera, entre as moringas a espécie com maior valor econômico, cresce na região do Himalaia, mas se cultiva extensamente nos trópicos, explica a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, em inglês).

Fidel Castro e a 'árvore milagrosa', que teria ajudado a manter o líder cubano vivo.  Foto: ReutersImage

Fidel Castro e a ‘árvore milagrosa’, que teria ajudado a manter o líder cubano vivo. Foto: ReutersImage

“À medida que se sabe mais sobre seus múltiplos usos, maior é a importância que teve no desenvolvimento de muitas áreas pobres de países em desenvolvimento”, explica John Sutherland, da Universidade de Leicester, Reino Unido.
Em alguns lugares a planta é conhecida como moringueiro e quiabo-de-quina. Na África, também é chamada de “melhor amiga da mamãe”. Na América Latina é conhecida principalmente em Cuba, República Dominicana, Paraguai e Argentina.

Segundo o Centro de Internacional de Pesquisa Agroflorestal (Icraf, na sigla em inglês), a moringa pode medir até 8 m de altura. Abre-se, em geral, em forma de guarda-chuva e produz flores durante todo o ano. Seu fruto é grande e distinto. Quase todas as partes da planta podem ser utilizadas na medicina.

“O interesse por suas propriedades medicinais cresceu, há um grande número de estudos científicos sendo feito (sobre ela)”, explica Sutherland.

A FAO diz que as folhas da planta “são ricas em proteínas, vitaminas A, B e C, e minerais, muito recomendados para mulheres grávidas ou em período de amamentação, e ainda para crianças pequenas”.

As folhas, com alto conteúdo de cálcio e ferro, podem substituir o espinafre, acrescenta o Icraf. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

dezessete − 14 =