fbpx

Lygia Fagundes Telles é indicada para o Nobel de Literatura 2016

Por Maya Santana

A escritora paulista vai completar 93 anos de idade em abril

A escritora paulista vai completar 93 anos de idade em abril (Foto: Divulgação/UBE)

Sou uma ardente admiradora de Lygia Fagundes Telles desde que, ainda jovem, ganhei do meu irmão Zeca um exemplar de As Meninas, um dos romances mais elogiados da escritora paulistana, que completará 93 anos em abril. Com livros traduzidos para vários idiomas, inclusive alemão, francês, inglês e russo, Lygia é considerada, hoje, por muitos “a maior escritora brasileira viva”. Daí a sua indicação estar sendo muito bem recebida, não só pela comunidade literária, mas pelos seus milhares de admiradores.

Leia o artigo do Uol:

A União Brasileira de Escritores (UBE) encaminhou hoje à Academia Sueca a indicação de Lygia Fagundes Telles para o Prêmio Nobel de Literatura deste ano. Para Durval de Noronha Goyos, presidente da instituição, “Lygia é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção é inquestionável”. O nome da autora foi escolhido de forma unânime pelos diretores da UBE.

Lygia Fagundes Telles está com 92 anos, vive em São Paulo e já venceu prêmios de grande importância no cenário literário, como o Camões de 2005 e os Jabutis de 1966, 1974 e 2001. Na sua obra, que já foi traduzida para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco e tcheco, destacam-se livros como os romances “Ciranda de Pedra” e “As Meninas” e a coletânea de contos “Invenção e Memória”.

Conheça um pouco mais da escritora:

Nunca nenhum brasileiro venceu o Nobel de Literatura, ainda que outros autores nacionais já tenham sido indicados à Academia Sueca ou tiveram seus nomes sondados para receber o prêmio, como Ariano Suassuna, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto e Ferreira Gullar. Em sua última edição, em 2015, a honraria foi para a bielorrussa Svetlana Alexijevich.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





1 Comentários

Lygia Fagundes Teles é indicada para o Nobel de Literatura 2016 | Revista Afinal 6 de fevereiro de 2016 - 18:19

[…] Fonte: UOL via 50 e Mais […]

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais