fbpx

Um pedido de desculpas pela ‘afronta profunda a nós mulheres’

Por Maya Santana

Fernanda Torres, 50, pede desculpas pelo que escreveu

Fernanda Torres, 50, pede desculpas pelo que escreveu

Fernanda Torres não é somente uma grande atriz. Tem enorme sensibilidade e uma inteligência que a distingue. A grande prova disso é esse sincero pedido de desculpas que faz pelo artigo Mulher, que escreveu na semana passada, na coluna que mantem na Folha. Para surpresa da atriz e escritora, suas opiniões expressas no artigo provocaram uma onda violenta de críticas, vindas das mais diferentes direções. Humildemente, ela se redime.

Leia:

Venho aqui pedir desculpas pelo artigo Mulher que publiquei no Blog Agora É Que São Elas, da Folha. Jamais pensei que ele seria uma afronta tão profunda a nós mulheres. Não o teria escrito se achasse que era esse o caso.

As críticas procedem, quando dizem que eu escrevi do ponto de vista de uma mulher branca de classe média. É o que sou.

Minha mãe sempre trabalhou, teve um casamento que nunca cerceou o seu direito profissional, eu cresci num ambiente de extrema liberdade, conquistada, diga-se, com a ajuda de movimentos feministas anteriores a mim. Era uma época de um machismo muito arraigado, do qual guardo heranças, mas que, lamentavelmente, ainda à época não estava identificado de forma direta com o estupro e a violência.

Entendi com as respostas ao meu artigo que, hoje, os movimentos feministas lutam para que essa associação seja clara. Inclusive no que se refere ao direito de ir e vir sem assédio.

Esperava-se de uma voz feminina que tem um espaço para se posicionar, uma opinião menos alienada e classista diante da luta pelo fim de tanta desigualdade e sofrimento que as mulheres enfrentaram e enfrentam pelos séculos.

Refleti durante toda semana e o que me cabe são profundas desculpas. Procurarei estar atenta e comprometida com essas reinvindicações. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

7 − 7 =

2 Comentários

Avatar
Ana 25 de fevereiro de 2016 - 18:44

Gostei do artigo de Fernanda, nem achei q ela deveria responder á “juíza” que rebateu as palavras dela.

Responder
Elza Cataldo
Elza Cataldo 25 de fevereiro de 2016 - 10:03

Fiquei aliviada com este pedido de desculpas da Fernanda. O que só vem a confirmar sua inteligência, sensibilidade e compromisso com causas tão importantes. Um exemplo para tantas e tantos que cometem equívocos e não reconhecem. E, principalmente, não incorporam esses mesmos equívocos nos caminhos da evolução pessoal e coletiva. Que bom, eu continuo admiradora da Fernanda Torres.

Responder