fbpx

Dra. Ana Claudia Quintana Arantes: a morte ensina a viver

Por Maya Santana
Dra. Ana Cláudia é geriatra e uma das mais conhecidas especialistas em cuidados paliativos

Dra. Ana Cláudia é geriatra e uma das mais conhecidas especialistas em cuidados paliativos

Dra. Ana Cláudia Arantes é uma das mais conhecidas especialistas em cuidados paliativos do Brasil. Ela é geriatra e trabalha no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Um dos seus vídeos mais vistos, “A morte é um dia que vale a pena viver, foi e continua sendo o post mais acessado do 50emais desde que o blog foi criado, em 2010. A simples menção à palavra morte é o suficiente para aflorar sentimentos negativos em boa parte das pessoas. Nunca querem falar do assunto, embora morrer seja o único evento do qual não podemos nos esquivar na vida. Dra. Ana Cláudia fala da morte da mesma maneira com que conversa sobre a vida, porque ela realmente acredita que a morte nos ensina viver.

Veja o vídeo:

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





1 Comentários

Genoveva 1 de julho de 2016 - 16:57

O maior mistério da vida sempre foi o assunto que muito me interessou, tanto pessoalmente como profissionalmente, trabalhando na Saúde Publica com pacientes com problemas psíquicos/psiquiátricos e mais tarde com os Soropositivos.
Mas…meu interesse já vinha lá da minha infância, onde só sentia medo e nunca encontrava respostas ou acolhimento para minhas duvidas.
Então quando já na faculdade conheci casualmente a bibliografia de Dra Elisabeth Kubler Ross e fui acompanhando a publicação de seus trabalhos sobre a morte. Para quem deseja conhece-la RODA DA VIDA resume toda a obra da autora e é autobiográfico.
Contudo, quando já trabalhando na Saude Publica conheci a bibliografia de Dr Evaldo Alves D’Assumpção, médico de BH, cirurgião plastico (plasticas reparadoras) que se tornou um grande Biotanatólogo e desenvolveu muitos trabalhos nessa área, com cursos e grupos de apoio a enlutados e profissionais, na Associação Medica de Minas Gerais. Tem extensa bibliografia que pode ser adquirida em livrarias de BH, como a Paulinas, Vozes e principalmente na Livraria Cristo Rei, pois sua editora atual é a FUMARC.
Também acompanhei o site Nucleofenix.com que saiu do ar no final de dezembro de 2015, mas os textos/artigos/cronicas formaram uma coletânea, num livro do mesmo nome do Site.
Dr Evaldo aposentou-se na Medicina, cuja história é contada em seus dois livros: De Plantão no HPS e REMINESSENCIAS e dedica-se mais do que nunca a escrever sobre a morte, a vida e problemas da sociedade atual, publicando em jornais mineiros. Esses dois livros (autobiográficos) se confundem com a própria historia da Medicina em BH e é impressionante a capacidade do mesmo em citar datas e fatos com tanta clareza e fidelidade.
Vale a pena conhecer a trajetória de Dr Evaldo…
Meu abraço,
Genoveva

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais