fbpx

Quase 34% dos aposentados brasileiros continuam trabalhando

Por Maya Santana

 A principal justificativa entre os aposentados que ainda trabalham é a necessidade de complementar a renda


A principal justificativa entre os aposentados que ainda trabalham é a necessidade de complementar a renda

Em torno de 34% dos aposentados do país trabalham, a maioria porque quer aumentar sua renda, ja que a aposentadoria é insuficiente. O resultado desse estudo serve como uma advertência para quem ainda não se aposentou: é preciso se preparar bem para esse período da vida. Quanto melhor você se preparar financeiramente, mais tranquila será a sua vida depois de se aposentar.E quanto mais cedo começar a se preocupar com isso melhor para você.

Leia o artigo de O Globo:

Mais de um terço das pessoas acima de 60 anos que já estão aposentadas no Brasil continuam trabalhando, segundo pesquisa divulgada na quarta-feira, 21 de setembro, pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A proporção é de 33,9%. Considerando os aposentados que tem entre 60 e 70 anos, o percentual dos que trabalham sobe para 42,3%.

A principal justificativa entre os aposentados que ainda trabalham é a necessidade de complementar a renda. Para 46,9%, a aposentadoria não é suficiente para pagar as contas e despesas pessoais.

Já 23,2% dizem que continuam no mercado para manter a mente ocupada e 18,7%, para se sentirem mais produtivos. Outros 9,1% dizem que precisam trabalhar para ajudar familiares.

Entre os aposentados que continuam no mercado, a maioria, com 17%, são profissionais autônomos. Outros 10% são trabalhadores informais ou fazem bicos, enquanto 2,1% são profissionais liberais. Os que são funcionários de empresas privadas somam 1,7%.

A aposentadoria e o recebimento de pensão são a principal fonte de renda para 74,6% dos idosos brasileiros. A pesquisa ainda aponta que, para 23,4% dos aposentados, a renda atual não é suficiente para atender a todas as necessidades.

Mesmo assim, 9 em cada 10 idosos (95,7%) contribuem ativamente para o sustento financeiro da casa, sendo que em mais da metade dos casos (59,7%) eles são os principais responsáveis.

Satisfação por trabalhar
A pesquisa mostra ainda que 70,7% dos aposentados que ainda trabalham têm sentimentos positivos sobre a situação. Entre essas pessoas, 38,8% dizem que sentem satisfação pessoal por trabalhar, enquanto 19,7% dizem que sentem orgulho.

Já outros 28,3% relatam sentimentos negativos sobre a necessidade de trabalhar após a aposentadoria. Entre eles, 9,3% dizem sentir indignação pela situação, enquanto outros 8,1% reclamam de cansaço. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

4 × 5 =