fbpx

O que é a doença incurável que Betty Faria diz sofrer?

Por Maya Santana

A atriz confessou que sofre de artrite reumatóide no Programa com Bial

A atriz confessou que sofre de artrite reumatóide no Programa com Bial

Além de confessar que sofre de uma doença incurável, Betty Faria, causou polêmica ao admitir que é usuária de maconha. Dois dias depois do programa, ela reagiu com surpresa ao alvoroço que se criou em torno de suas declarações: “Mas gente, os EUA comercializando a maconha de uma maneira fantástica, e as pessoas aqui se assustando com o que eu falei… Isso é muito antigo! Por isso é que continua a hipocrisia neste país.” A atriz não acha que tenha sido corajosa: “Não foi coragem, a verdade precisa ser dita. Alguém tem que quebrar o estado de vida fingidinho das pessoas. Não cabe mais esse fingimento, estamos vivendo muitas coisas sérias. Temos uma falta nos hospitais públicos, nas escolas, na segurança…as pessoas não falam disso. Elas ficam mantendo uma coisa fingidinha.” Bett

Betty não entrou em detalhes sobre a doença que sofre, artrite reumatóide, mal que, a longo prazo, pode prejudicar os movimentos, como explica este artigo de Manuela Pagan, do vix.com. Leia:

Em entrevista ao jornalista Pedro Bial, a atriz contou sobre sua convivência com a doença: “O budismo tem uma coisa assim: dos quatro sofrimentos da vida ninguém escapa. Nascimento, doença, velhice e morte. Então, eu tenho uma doença que não tem cura, que é artrite reumatoide, autoimune. Mas que sacanagem o corpo fez. Se é autoimune, o corpo fez. Se o corpo fez, como é que não desfaz? Ainda não descobriram”.

O caráter autoimune da artrite está vinculado à ação de anticorpos, células de defesa do próprio corpo, que atacam determinados tecidos por entenderem, erroneamente, que eles não fazem parte do organismo. A doença, de fato, não tem cura, mas pode ser controlada e ter sua evolução retardada com o uso de medicamentos e fisioterapia.

Como é conviver com a doença
A primeira manifestação da doença é a inflamação das articulações, principalmente da membrana sinovial, uma espécie de capa que encobre a articulação. Os primeiros sintomas são dor, inchaço, inflamação e rigidez das articulações.

As articulações mais acometidas são as mãos, os pés e os punhos, mas outras junções ósseas, como joelho, ombro e quadril, também podem ser acometidas.

Leia também:
Na TV, aos 75 anos, Betty Faria admite que fuma maconha

Com a progressão da doença, as complicações mais comuns são as deformidades, desgaste articular e perda funcional, o que impacta grandemente na realização de atividades rotineiras e profissionais. A artrite reumatoide afeta em maior parte as mulheres com idade entre 30 e 50 anos, justamente a faixa etária mais produtiva. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

11 − quatro =

1 Comentários

O que é a doença incurável que Betty Faria diz sofrer? | JETSS – SITES & BLOGS 20 de outubro de 2016 - 12:41

[…] post O que é a doença incurável que Betty Faria diz sofrer? apareceu primeiro em 50 e […]

Responder