fbpx

Campodimele, a vila onde as pessoas vivem em média 95 anos

Por Maya Santana

O vilarejo fica no topo de um morro, a 140 km de Roma

O vilarejo fica no topo de um morro, a 140 km de Roma

Maya Santana, 50emais

Nem todo mundo quer viver muito: 90, 100 anos. Mas a vasta maioria da humanidade quer. Daí o fascínio exercido pelo vilarejo de Campodimele, situado a 140 km de Roma. Lá as pessoas vivem em torno de 13 anos a mais do que média da Itália. É muito comum encontrar centenários pelas ruas. E é uma velhice ativa. Os moradores vivem mais e trabalham até mais tarde na vida. O segredo da longevidade dos campodimelenses? São vários. A começar pela comida: eles plantam e colhem os alimentos de que precisam. A taxa de colesterol dos habitantes é até 50% menor do que a dos que vivem em outras partes do país. O lugar é conhecido pelo simpático nome de Vila da Eternidade.

Leia o artigo do Uol:

Quem nunca quis viver bem e com saúde até os 100 anos de idade? A pequena vila de Campodimele, situada 140 quilômetros de Roma, ficou conhecida mundialmente por ter uma expectativa de vida média de 95 anos, para homens e mulheres. Com uma população de aproximadamente 800 habitantes, cerca de 25% possuem mais de 80 primaveras. O vilarejo também é famoso por possuir uma grande quantidade de pessoas centenárias, proporcionalmente a sua população.

Ao longo dos anos sempre foi questionado qual o segredo para a longevidade do povo de Campodimele, mas ainda não há uma resposta definitiva para o curioso fato. Os habitantes locais apontam o estilo de vida e alimentação saudável como principal responsável pela longevidade, mas os cientistas afirmam que uma alteração genética dos sortudos moradores também possui influência neste quesito. Quando comparada a expectativa de vida do pitoresco vilarejo com a média dos italianos é para impressionar qualquer pessoa. No país da pizza, a população vive cerca de 13 anos a menos que na pacata e rústica cidade da região de Lácio.

Sem o estresse dos grandes centros urbanos e os alimentos industrializados que a maior parte da população consome, os moradores de Campodimele plantam e colhem a própria comida, além de viverem num ritmo sereno, o mesmo estilo de vida que seus antepassados possuíam. Entre os ´segredos´ deles está o uso de um legume chamado scalogno, que possui um sabor parecido ao da cebola e do alho, além da farta utilização de azeites de oliva. O resultado desta combinação é uma população com baixa pressão arterial e baixo nível de LDL, que em muitos casos surpreenderam até os cientistas ao terem níveis de colesterol inferiores aos de uma criança.

A alimentação é um dos segredos da longevidade dos moradores do lugar

A alimentação é um dos segredos da longevidade dos moradores do lugar

Localizada numa área de 38 quilômetros quadrados e numa altitude de 674 metros, Campodimele oferece aos seus habitantes uma vida pacata e simples, mas regada pelas belezas de campos que lembram a região vizinha da Toscana. Com ruas de pedra e casarões seculares, a população ainda usa como meio de transporte a bicicleta e o velho e bom burro. Juntamente com os idosos, que ainda cavalgam pelas vielas do vilarejo, dezenas de gatos passeiam e convivem harmonicamente com os forasteiros que visitam a região. Com poucas pousadas, o grande atrativo turístico de Campodimele é a Igreja de S.Michele Arcangelo, que está situada no ponto mais alto da charmosa vila. Outra atração são as muralhas e suas 12 torres, que cercam a cidade e a protegeram de invasores nos últimos 10 séculos.

Partindo de São Paulo ou do Rio de Janeiro, as passagens aéreas (ida e volta) custam a partir de R$ 1.245, rumo ao Aeroporto de Napoli-Capodichino. Não há voos diretos e eles têm duração de aproximadamente 15h. Após o desembarque, o percurso de 127 quilômetros até Campodimele pode ser realizado de carro ou ônibus de turismo. A dica para quem quer curtir as paisagens idílicas da região é alugar um veículo e fazer a viagem sem pressa.

Clique no vídeo para conhecer um pouco mais da vida de Campodimele:

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

3 + 12 =

1 Comentários

Avatar
Mirian 29 de novembro de 2016 - 13:50

Eu quero ficar ai!!!!!!!!!!!!
Lindo e apaixonante lugar.

Responder