fbpx

Brasileira está entre os 10 cientistas mais importantes de 2016

Por Maya Santana

Dra. Celina Turchi foi escolhida por seu trabalho no combate à zica

Dra. Celina Turchi foi escolhida por seu trabalho no combate à zika

Maya Santana, 50emais

Uma notícia boa neste 2016 que vai findando e deixando para trás muita perplexidade: a inclusão da brasileira Celina Maria Turchi Martelli na lista dos 10 cientistas mais importantes do ano. A escolha foi feita pela Nature, uma revista científica publicada na Inglaterra, que está entre as publicações mais respeitadas do mundo. Celina se destacou por seu trabalho contra a zika. Ela é formada em Medicina na Universidade Federal de Goiás, fez mestrado em Epidemiologia na London School of Hygiene & Tropical Medicine (Londres) e doutorado em Medicina Preventiva na Universidade de São Paulo (USP). É professora titular aposentada do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás.

Leia os detalhes da escolha:

A médica Celina Turchi, especialista brasileira em doenças infecciosas da Fiocruz Pernambuco, foi escolhida pela revista científica Nature como uma das dez cientistas mais importantes de 2016.

Em setembro de 2015, a pesquisadora recebeu um pedido do Ministério da Saúde para investigar o elevado número bebês nascidos em Pernambuco com microcefalia, uma anomalia que prejudica o desenvolvimento do cérebro dos recém-nascidos e se caracteriza pela circunferência cefálica inferior a 33 centímetros.

Para descobrir as causas da condição, Celina montou uma força-tarefa com epidemiologistas, especialistas em doenças infecciosas, pediatras, neurologistas e biólogos especializados em reprodução de várias partes do mundo. Na época, o conhecimento sobre o zika era limitado. Com o material produzido junto com a sua equipe, a médica conseguiu comprovar e demonstrar a relação do vírus com a microcefalia.

“Estou grata e entendo que esse foi o reconhecimento de um trabalho coletivo, não só de nós pesquisadores, mas por todos profissionais de saúde envolvidos. Foi fruto também da oportunidade de poder contar com grupos experientes e qualificados de laboratório, clínica, neurologia e com apoio da instituição”, declarou Celina, em nota oficial. (Fonte: Veja)

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

dois × 3 =

1 Comentários

Brasileira está entre os 10 cientistas mais importantes de 2016 | JETSS – SITES & BLOGS 22 de dezembro de 2016 - 07:32

[…] post Brasileira está entre os 10 cientistas mais importantes de 2016 apareceu primeiro em 50 e […]

Responder