fbpx

A dieta que propicia bem estar físico e mental

Por Maya Santana

Frutas, verduras e grãos sao essenciais para a mente

A alimentação rica em frutas, verduras, grãos e carnes vai além dos benefícios para a saúde física do indivíduo e pode até trazer felicidade. É o que mostra uma pesquisa recente que avaliou 80 mil britânicos e constatou um aumento do bem-estar mental proporcional ao consumo de frutas e verduras.

O pico de “satisfação” foi identificado entre aqueles que consumiam diariamente sete porções de 80 gramas cada. A partir deste resultado, os pesquisadores sugeriram mudanças nas diretrizes gerais de saúde dos EUA e Reino Unido, que atualmente orientam o consumo de cinco porções na alimentação diária. Eles defendem que o mesmo poderia valer para os demais países.

Os grãos também são de grande importância

— Os dados usados no estudo foram coletados da dieta dos britânicos. Apesar dos contextos culturais, nossa biologia não difere tanto da de outros povos, principalmente dos ocidentais — comenta Sarah Stewart-Brown, professora da Escola de Medicina de Warwick e uma das autoras do artigo publicado no periódico “Social Indicators Research”.

Em linhas gerais, a dieta da felicidade é a mesma receita equilibrada recomendada para a saúde física e inclui proteínas, fibras e vitaminas. Mas se a dieta é similar, a atuação dos nutrientes no organismo é bem diferente, já que o foco de ação passa a ser o cérebro. Leia mais em www.oglobo.com.br

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

17 − cinco =