fbpx

A força dos relacionamentos ajuda a viver mais

Por Maya Santana

"Quem tem com quem contar tem um mundo inteiro"

“Quem tem com quem contar tem um mundo inteiro”

Dr. Marcelo Levites, Estadão

Muitas pessoas me perguntam como ter longevidade e ser feliz. Como médico, não tenho como deixar de responder que para viver mais e com saúde é essencial ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente, ter amigos e uma vida social ativa.

Um estudo de um grupo de pesquisadores da badalada universidade norte-americana Harvard revela que a fonte para uma vida longa e feliz é a força nos relacionamentos, seja com um parceiro ou com a família e amigos.

O estudo dirigido pelo psiquiatra Robert Waldinger mostra que a manutenção de relacionamentos influencia diretamente no bem-estar e na saúde das pessoas e, melhor, reduz o risco de doenças crônicas, mentais e a perda da memória.

Para os historiadores, os grandes vilões da vida saudável são o cigarro, por questões óbvias e o álcool, porque o abuso dessa substância interfere nos relacionamentos e é a principal causa de divórcio.
De minha parte eu incluiria o isolamento como um vilão para a longevidade já que, segundo o estudo, o relacionamento duradouro com um parceiro ou com a família e os amigos fazem com que a pessoa tenha com quem contar e a protege de doenças.

Não há como negar que os relacionamentos nos fazem felizes e uma pessoa feliz é também uma pessoa saudável. Se tem um companheiro ou uma companheira, mantenha este relacionamento. Ele pode não ser perfeito, mas qual é não é verdade? Mantenha contato com a família, esta relação é muito importante, principalmente com crianças. Faça amigos e, principalmente, mantenha-os ao longo da vida. Quem tem com quem contar tem um mundo inteiro.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

onze + catorze =

1 Comentários

Avatar
MaGrace Simão 26 de setembro de 2016 - 14:52

Não tenho a menor dúvida do que ele indica. Hoje, sempre penso o quê seria da minha vida sem meus amigos, Selma e Murilo Carvalho e minha amigaLuiza Miranda, marido e filhos. Eles acabaramse tornando meus irmãos. E sou feliz!

Responder