Açúcar é sujeira para o organismo, diz especialista

Sônia Hirsch, 66, jornalista e escritora, aboliu o açúcar aos 29 anos
Sônia Hirsch, 66, jornalista e escritora, aboliu o açúcar aos 29 anos

Se você gosta de cuidar da saúde, não pode deixar de ler este artigo altamente esclarecedor sobre o mal que açúcar faz. Na verdade, segundo o que afirma a jornalista e escritora Sônia Hirsch, nessa entrevista a Monique Oliveira para a Folha de São Paulo, o açúcar é uma tragédia para o nosso organismo. Está ligado à depressão e deixa quem o consome mais predisposto a certas alergias e a outros problemas de saúde.

Leia a entrevista:

Ela, que superou alterações de humor com a luta contra a substância, diz que o açúcar está ligado à depressão e também é o gatilho para condições como alergias. Em seus 21 livros publicados, a escritora discorreu ainda sobre câncer, alergias e alimentação de crianças. Ela relançou “Mamãe eu Quero”, “Sem Açúcar, com Afeto” e “Deixa Sair” em edições atualizadas.

Em entrevista à Folha, de Itaipava, no Rio, onde mora, Sonia também fala da contribuição da medicina chinesa na busca pelo bem-estar.

Folha – Você começou a escrever nos anos 80. Como sua percepção sobre a saúde mudou desde então? Sonia Hirsch – Passei a pensar na saúde de forma mais integrada. A medicina chinesa foi fundamental. Me ensinou como os alimentos podiam me afetar energeticamente, como cada um tem sua função. Abandonei o vegetarianismo, por exemplo, porque estava com a energia baixa e percebi que precisava comer carne.

Inflamações e corrimentos podem diminuir ou desaparecer, quando não se consome açúcar
Sem açúcar, inflamações e corrimentos podem diminuir ou desaparecer

Você usa muito o conceito de “deixa sair” para a saúde, que inclusive é o nome de um dos seus livros. O que ele engloba? É a limpeza do corpo, prestar atenção no que precisa ser eliminado ou não mais ingerido. E também do controle da respiração, que ajuda na conexão com o corpo e o pensamento. Você passa a se voltar para dentro. A respiração consciente limpa e nutre.

Quais as consequências dessa falta de conexão com o corpo? Você pode ter uma dor de cabeça ou uma dor no ombro e não investigar em você mesma os hábitos que podem provocá-las. Tudo o que você busca é um remédio para “acabar” com o problema. Você delega a sua saúde para outro, para alguém cuidar de você. A Constituição diz que “saúde é um direito”. Eu discordo. Saúde é um patrimônio pessoal, algo a ser preservado, não algo a se pensar só quando aparece a doença.

Em um de seus livros, você fala sobre como a retirada de alimentos causadores de alergia podem ajudar contra o câncer. Teve alguém próximo que se beneficiou da dieta? Meu pai recebeu diagnóstico de mieloma múltiplo [câncer de medula óssea] aos 93 anos. Fez a dieta e morreu de velhice, lúcido e sem dor, aos 97. Eu mesma me livrei das alergias e de um “quase mioma”. O bom é evitar os alimentos causadores de inflamação. A retirada do açúcar é um componente importante. A substância tem a ver com inflamação do intestino e com aquela barriga insistente, resultado dessa inflamação. Clique aqui para ler mais.

close

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todas as semanas

Prometemos que nunca faremos spam! Dê uma olhada em nossa Política de Privacidade para mais informações.

Um Comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo