Déa Januzzi
Sabe aquele sonho de um lugar ideal para envelhecer? Já que faço parte de uma geraçãoque envelhece de forma diferente de seus pais, pessoas de 60 a 75 anos, chamados de “Os novos velhos”, que mudaram comportamentos, que foram hippies, feministas, lutaram pelo direito das mulheres e das crianças, que baniram preconceitos, que disseram sim ao amor livre e não à guerra, que deixaram os cabelos livres ao vento, que tomaram banho de cachoeira e de poesia, que lutaram contra a ditadura política e de outras torturas do corpo e da alma..
Agora o sonho está virando realidade depois de muitos anos, o suficiente até para repetir um trecho de uma das minhas crônicas sobre o lugar ideal de envelhecer, que começava assim. “Um dia, ainda vou construir um asilo para velhos. Mas a primeira medida que vou tomar será achar um outro nome para asilo, que não lembre morredouro, como proclamou Simone Beauvoir, no livro “Envelhecer”, para definir um lugar onde os velhos são depositados para morrer. Não vou mudar só o nome, mas também a filosofia.
No asilo que vou construir e que não terá esse nome, haverá quintal, jardins e árvores por todos os lados. As janelas estarão sempre abertas para o vento que vai entrar pelos cômodos, passear pelos cabelos dos idosos, levantar as saias e os chapéus, arejar os corações com o aroma das manhãs… Nada de bingo e orações em excesso. Os idosos da minha comunidade vão pintar sóis ao despertar de cada dia, com os próprios pés, que serão mergulhados em baldes de tinta. O ritual será como um escalda-pés de cores.
Vou ungir os velhos com a minha fé num mundo novo. No meu asilo, que definitivamente não terá esse nome, não permitirei capelas por todos os lados, como se os idosos já estivessem à beira da morte. Nada de missa demais, cânticos de qualquer igreja, com honrosa exceção para o canto gregoriano dos monges beneditinos, pois os idosos precisam de bancos ao ar livre e não de sepulcros”.
Você se lembra? Pois é. O lugar ideal para envelhecer já se transformou em projeto e terá o nome de Aldeia da Sabedoria. Esse é um antigo sonho meu e da psicóloga transpessoal Gislaine Maria D”Assumpção, fundadora do Instituto Renascer da Consciência e integrante do Colégio Internacional dos Terapeutas.
A aldeia para envelhecer desceu a montanha. Agora vai ficar um pouco antes da entrada do Instituto Renascer da Consciência, em Sabará. Ao lado da estrada, mas com muito verde e um riacho, afluente do Rio das Velhas, que vai proporcionar o suava correr da água em nossos ouvidos. Agora sim. O projeto das casas de dois quartos, com varanda, garagem, cozinha, banheiro é do permacultor João Rockette, velho amigo de Gislaine e das causas ambientais, que mora no Sul do País.
Ele desenhou teto verde em cada casa, cercas de bambu, mandalas para hortas comunitárias. Gislaine que sabe tudo sobre sonhos e morte vai programar atividades como meditação, ah, ia me esquecendo, vai ter um labirinto para andar todas as manhãs, com passeios na mata, alongamento,cursos sobre a revolução dos idosos, com especialistas que vão falar de economia da longevidade, envelhescência e outros temas que fazem parte desse processo de viver mais 30, 40 anos depois dos 60. Viver mais e melhor a cada dia.
Em tempo para dizer que haverá um ambulatório, que vai unir a medicina tradicional com as complementares e que será a semente do Centro de Saúde Integral e Longevidade Natural, cuja filosofia é cada um ser responsável pela própria saúde.
Já foi realizado o projeto topográfico e está caminho do certificado de licença ambiental. Os valores do lote de 500 metros quadrados já estão sendo levantados, assim como o preço das casas. Gislaine e eu sonhamos esse sonho, que agora vai virar realidade. Não dá mais tempo de deixar para depois. O envelhecimento ativo é agora, neste momento. Ainda vai dar tempo de viver junto à natureza com pessoas amigas, Lá, no Condomínio Vale das Borboletas, um pouco mais acima, está Lúcio Ventania, o mestre do bambu, que permanentemente dá cursos e constrói geodésicas de tirar o fôlego.
Quem topa participar desse sonho que agora está se transformando em realidade?
É só enviar um e-mail para mim que darei as dicas e informações complementares: O meu e-mail é:
deajanuzzi@gmail,com.
E até lá, para viver a revolução do envelhecer!!!
26 Comentários
Como esta o projeto?
Gostaria de mais informações.
Helvio Matzner
Helvio, infelizmente, o projeto não foi para frente. Uma frustração para muita gente. Forte abraço para você!
Gente, amei esta ideia, para repassá-las aos meus Pais que já são idosos e quem sabe eu os convença a mudarem-se de casa, pois a casa deles tem 3 andares e está perigosa para as limitações deles, mas negam-se a mudarem-se da casa…por favor este projeto ainda está vigorando??? Gratidão…
Boa Tarde!
Gostaria de receber maiores informaçoes com detalhes, por favor.
mescbel@hotmail.com.
Obrigada, abraço.
Olá como ando o projeto, llocal, preços, etc , pode mandar informações
Qdo tiverem avanço me informem por favor. Super interessada.
Nossa, que maravilha, quero mais detalhes. Estou bastante interessada.
Att: CANDIDA.
É tudo que sonho na vida! Morar na montanha, independente mas integrada … Solidariamente… Permaculturamente, em uma comunidade laica … Medicina alternativa, conscientes de que fomos e continuamos a ser pessoas diferenciadas … Ainda com Coral Gregoriano! … Gostaria muito, muito de participar! Ah! Estou com 66 anos. Jogo volei adaptado, nado e uso bicicleta. Aguardo retorno. Agradecida!!!
boa noite ,preciso de mais informações sobre o projeto e valores
Gostaria de ir morar em um lugar desses pois tenho dificuldade de me locomover por causa das artroses que tenho na coluna Cervical Lombar e nos Joelhos de alto Grau. como faço pra me inscrever, não importa o lugar , só gostaria de viver em um lugar assim. Pois sou um pessoa só não tenho marido pra cuidar de mim.
Muito Legal. Parabéns pela iniciativa. É isso aí mesmo. Quero conhecer e saber mais a respeito. Já tenho um sitio em Extrema no alto da montanha onde estou construindo minha casa auto sustentável e também um local para práticas de Yoga, Tai Chi Chuan e Meditação. Se tiver uma forma de fazermos um intercâmbio eu gostaria muito.
Quando meu espeaço estiver pronto trazer seus cursos para cá também.
Tb quero mais informação. Tenho 66 anos meu marido 72. Minha mãe completando 91 e a minha tia sol da minha vida 78. Só aí habitamos uma casa.
Amo essa ideia !
Me interessa muito.
Mas ainda tenho 5 anos pra segunda aposentadoria…mas, poderia ir investindo antes.
Quero fazer contato!
Abçãi.
Tenho interesse, gostaria de maiores informações.
Adorei esta ideia tenho interesse .
Em que lugar será, me interesso bastante
Interessadíssima.
Gostaria de saber como está o projeto.
Deinha amada, como sempre você brilha com sua palavra e suas ideias. Parabéns novamente! Lógico que vou te passar um e mail para saber alguns detalhes, específicos para mim, portadora do HIV e suas consequências. Amei de paixão! Beijos amados, MaGrace
Sempre sonhei com isso. Tomara eu me junte a vocês para viabilizar esse maravilhoso projeto. Quero saber mais. “Um sonho que se sonha junto vira realidade .” já cantava Raul Seixas.
Adorei.! Me envia mais informações.
Estou procurando um lugar assim!
Tomara que as condições sejam tão interessantes quanto o projeto!
Beijo grande, Déa!
Deisa
Bom dia, Déa! Gosto muito dessa ideia e as vezes abordo esse assunto com um grupo de amigas que olham um pouco desconfiadas pra mim… é como entendi o que você disse:ainda somos ativos e produtivos e capazes de tomar decisões e criar com autonomia. Tenho 61 anos. Vocês continuam tocando o projeto? Queria saber mais sobre o que andam fazendo. Abraço, Rosana.
Muito legal, Dhea. Vou te passar um e-mail para mais informações.
Dea
Eu tenho 65anos e meu marido 82
Temos interesse no projeto .
Aguardo contato
Beijos
Beth
Oi, Beth, depois você envia um e-mail para mim que vou de dar detalhes, beijos
E-mail: deajanuzzi@gmail.com