Alemão retrata pessoas que chegaram aos 100 anos

Por Maya Santana
Karsten Thormaehlen captou o sorriso aberto no semblante alegre dela

Karsten Thormaehlen captou o sorriso aberto no semblante alegre dela

De acordo com dados do Índice de Desenvolvimento Humano, a expectativa de vida do ser humano aumentou cerca de 20 anos desde 1950. Diversos fatores exercem influência direta para este aumento: a melhoria do sistema de saúde, a implementação das redes de saneamento básico, o avanço da escolaridade, alimentação, atividades físicas, entre outros. E para mostrar que é possível irmos além das expectativas, o fotógrafo alemão Karsten Thormaehlen, retratou uma série de mais de 40 pessoas que atingiram 100 anos e são felizes para sorrir para a vida e para as câmeras.

O segredo da longevidade, segundo eles, é entusiasmo pela vida

O segredo da longevidade, segundo eles, é entusiasmo pela vida

Tendo sobrevivido a duas guerras mundiais, estes centenários concordam que os fatores principais para atingirem esta idade foi a capacidade de lidar com situações estressantes e conseguir dar a oportunidade de ver o lado mais leve da vida. Cientistas afirmam que esta expectativa de vida, além de estar ligada à genética, é diretamente proporcional às pessoas entusiasmadas com a vida.

Essa charmosa centenária tem um ligeiro ar de deboche

Essa charmosa centenária tem um ligeiro ar de deboche

É preciso querer viver, aprender a driblar as adversidades, relevar, não levar a vida tão a sério e… manter o sorriso. Essa é a parte mais difícil. Tem que ser visto como exercício diário. Não se deve esquecer que as rugas que o sorrir provoca são as marcas de uma vida bem vivida, como a gente pode constatar olhando estas lindas fotografias.

Esse é um dos mais de 40 que se deixaram fotografar pelo alemão

Esse é um dos mais de 40 que se deixaram fotografar pelo alemão

Karsten Thormaehlen nasceu em 1965, em Bad Kreuznach, na Alemanha, e é um fotógrafo consagrado. Ele estudou filosofia, história da arte e design. A este projeto com homens e mulheres centenários o fotógrafo deu o títuto de “Satisfeitos aos 100 anos de Idade” e realizou exposições em diversos países, a partir de 2008.

É inacreditável que estas pessoas sejam todas centenárias

É inacreditável que estas pessoas sejam todas centenárias


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





3 Comentários

Janice Rosa 27 de fevereiro de 2013 - 13:52

Querida Maya, acredito nessa teoria do entusiasmo pela vida: manter o sorriso como um exercício diário, exercitar, cantar, agradecer, experimentar, criar, fruir…enfim, viver a vida com a dignidade que ela merece! Acho que chego lá…hehehehehe…bjos

Responder
admin 27 de fevereiro de 2013 - 14:00

Com a sua sensibilidade e alma de artista, chegará, com certeza, Janice. Grande beijo pra você. Volte sempre ao 50emais!

Responder
Déa Januzzi 8 de fevereiro de 2013 - 00:41

A beleza do envelhecer. É como o crepúsculo. Tem a solidão e a profundidade do dia que vira noite. Parabéns, Maya, por registrar esse deus interior que só o envelhecer pode proporcionar.

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais