Alerta: batom contém substâncias cancerígenas

Por Maya Santana
Estudo detectou chumbo, cromo, alumínio e outros cinco metais em muitas marcas de batom

Estudo detectou chumbo, cromo, alumínio e outros cinco metais em muitas marcas de batom

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, na Escola de Saúde Pública de  Berkeley, testaram 32 tipos diferentes de batons e gloss dos mais encontrados em  farmácias e lojas de departamento dos Estados Unidos. O resultado foi que  detectaram chumbo, cromo, alumínio e outros cinco metais, alguns com níveis que  podem aumentar o risco à saúde.

Algumas das marcas, que não foram identificadas no estudo, mostraram  exposição excessiva ao cromo, um cancerígeno ligado a tumores de estômago e de  pulmão. Ingestão de alumínio está associada ao mal de Alzheimer. Cádmio e  manganês também foram encontrados nos cosméticos. Com o passar do tempo, a  exposição a concentrações exageradas de manganês está ligada a intoxicação do  sistema nervoso.

Dos produtos analisados, que custam entre US$ 5 e US$ 20, havia chumbo em 24,  mas em uma concentração menor que o aceitável. Mas não para crianças, público  que costuma brincar com maquiagem, ressaltam os cientistas. autoridades  sanitárias da União Europeia consideram inaceitáveis quaisquer níveis de cádmio,  cromo ou chumbo em cosméticos.

Estudos anteriores já haviam encontrado metais em cosméticos, mas os  pesquisadores de Berkeley estimaram o risco à saúde a partir do uso cotidiano do  produto, e então compararam esta quantidade com os níveis tolerados descritos em  protocolos de saúde pública. Leia mais em O Globo


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais