Pesquisadores da Universidade da Califórnia, na Escola de Saúde Pública de Berkeley, testaram 32 tipos diferentes de batons e gloss dos mais encontrados em farmácias e lojas de departamento dos Estados Unidos. O resultado foi que detectaram chumbo, cromo, alumínio e outros cinco metais, alguns com níveis que podem aumentar o risco à saúde.
Algumas das marcas, que não foram identificadas no estudo, mostraram exposição excessiva ao cromo, um cancerígeno ligado a tumores de estômago e de pulmão. Ingestão de alumínio está associada ao mal de Alzheimer. Cádmio e manganês também foram encontrados nos cosméticos. Com o passar do tempo, a exposição a concentrações exageradas de manganês está ligada a intoxicação do sistema nervoso.
Dos produtos analisados, que custam entre US$ 5 e US$ 20, havia chumbo em 24, mas em uma concentração menor que o aceitável. Mas não para crianças, público que costuma brincar com maquiagem, ressaltam os cientistas. autoridades sanitárias da União Europeia consideram inaceitáveis quaisquer níveis de cádmio, cromo ou chumbo em cosméticos.
Estudos anteriores já haviam encontrado metais em cosméticos, mas os pesquisadores de Berkeley estimaram o risco à saúde a partir do uso cotidiano do produto, e então compararam esta quantidade com os níveis tolerados descritos em protocolos de saúde pública. Leia mais em O Globo