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Alimentos obrigatórios para quem passou dos 60

Por Maya Santana

Frutas, verduras e legumes são essenciais para o viver bem

Frutas, verduras e legumes são essenciais para o viver bem

Todos nós sabemos, mas não custa reforçar a importância de certos alimentos na nossa dieta diária: “É preciso ingerir frutas, verduras, leite e vitaminas”, lembra a especialista neste artigo do portal Uai, uma vez que temos carência de determinadas vitaminas nessa fase da vida.

Leia a relação de alimentos indispensáveis para manter o bem estar:

Para ter qualidade de vida é preciso uma boa alimentação diária, aliada à prática de atividades físicas. E esses cuidados devem ser maiores quando o assunto é terceira idade. Nessa etapa da vida, é preciso uma alimentação diferenciada, com a ingestão de nutrientes adequados para evitar doenças específicas da idade. De acordo com a nutricionista clínica Nadja de Souza, da Associação Brasileira de Apoio aos Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos (Asbp), existem alguns alimentos obrigatórios na dieta dos idosos. “É preciso ingerir frutas, verduras, leite e vitaminas, já que, nessa fase, é natural a falta de vitamina B”, explica.

A especialista destaca, ainda, que, com a inclusão de atividades físicas no cotidiano, o resultado será bem melhor. Isso porque, com a chegada da melhor idade, o corpo sofre algumas transformações, como a perda da força muscular, diminuição da flexibilidade, da agilidade e da coordenação motora. Essas alterações fazem parte do processo natural da faixa de idade, mas podem ser amenizadas por meio da prática regular de atividade física. “As atividades mais prazerosas, como caminhada e dança de salão, têm ajudado a diminuir o risco de quedas e fraturas, além de proporcionar a convivência social. O importante é que os exercícios sejam de baixo a moderado impacto”, destaca.

Nadja de Souza deixa aqui algumas dicas para quem deseja ter saúde e bem-estar:

Faça pelo menos três refeições ao longo do dia, como café da manhã, almoço e jantar. Devem ser inclusos pequenos lanches nos intervalos.
Inclua, diariamente, nas refeições alimentos como arroz, pães, batata, inhame, cará, bolacha e biscoito, pois são importantes fontes de energia. O ideal é dar preferência aos alimentos integrais. Deve-se comer arroz com feijão pelo menos uma vez ao dia e, no mínimo, cinco vezes na semana.

Outra indicação é o consumo diário de leites, queijos e iogurtes; evitando os gordurosos. Evite também o consumo da manteiga. Prefira os queijos brancos e o leite desnatado. Clique aqui para ler mais.

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