fbpx

Aos 100 anos, inglesa Doris Long faz rapel em prédio

Por Maya Santana

Ela ficou conhecida como Doris Ousada

Ela ficou conhecida como Doris Ousada

Maya Santana

Esta é uma história inacreditável, que me foi enviada pelo querido amigo Luiz Alfredo Hablitzel,  morador do condado de Devon, na Inglaterra. Luiz foi meu chefe na BBC, nos anos de 1980/1990, e desde que o 50emais foi criado, em 2010,  tornou-se um de seus mais fiéis visitantes. A história é a seguinte:  Doris Long completou 100 anos domingo, dia 11. Para comemorar a data, decidiu escalar um edifício de 100 metros, o Spinnaker Tower, na cidade inglesa de Portsmouth.  O gesto teve caráter filantrópico: a finalidade foi em benefício de um asilo.

Pouco mais de um metro e meio e uma coragem invejável

Pouco mais de 1m50cm e uma coragem invejável

Doris é bem baixinha, mede pouco mais de um metro e meio, mas não mostrou qualquer sinal de medo quando começou a escalar o prédio, para levantar fundos para o asilo. “Foi muito, muito bom. Eu me diverti”, disse ela a um jornal da cidade depois do feito, que lhe garantiu um lugar no Livro Guinness de Recordes, como a pessoa mais velha do mundo a praticar rapel. Com a façanha, depois de aclamada, a aposentada  passou a ser conhecida como “Doris Ousada” (Daring Doris).

O mais fantástico na  vida dessa centenária é que ela começou a praticar rapel quando já havia completado 85 anos de idade. Tornou-se  famosa por suas audácias e pelo trabalho em prol de instituições de caridade. Chegou até a ser condecorada pela rainha Elizabeth Segunda. Com essa aventura de domingo, para celebrar seu centenário, Doris arrecadou algo em torno de quatro mil reais, doados ao asilo The Rowans.  

A centenária disse que se divertiu muito fazendo rapel no prédio de 100 metros

A centenária disse que se divertiu muito fazendo rapel

A diretora da instituição, Sophie Gunner,  era só elogios para a benfeitora: “Doris é uma inspiração para todos nós e prova que nunca se é velho demais para se lançar a desafios” – disse ela.  Já Doris, mostrava grande contentamento pelo seu desempenho:  “Foi simplesmente maravilhoso. Eu nem consigo acreditar”, afirmou, garantindo que, no ano que vem, quando completar 101 anos,  vai fazer tudo de novo. Benza Deus!

Veja ela aqui, aos 96 anos:

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

oito + 14 =