Aos 66, musa da bossa nova vive como andarilha

Por Maya Santana
Na juventude e hoje: Anamaria Carvalho, que já foi casada com Marcos Valle

Na juventude e hoje: Anamaria Carvalho, que já foi casada com Marcos Valle

Quando vi a matéria no G1, achei que o portal havia errado e publicado novamente, em pouco mais de dois meses, a história de Sônia Schuller, miss Guanabara 1964, ex-namorada do escritor Rubem Braga, que hoje vive nas ruas de Ipanema, no Rio. Só depois de começar a ler é que percebi tratar-se de outra pessoa: Anamaria Carvalho, 66 anos, ex-mulher do cantor e compositor Marcos Valle. De musa da Bossa Nova – tão emancipada para aqueles tempos que era comparada a Leila Diniz, vizinha e amiga de Tom Jobim – ela transformou-se na anônima andarilha do bairro Leblon, sempre vestida de azul e, segundo a reportagem de Lívia Torres, “sorridente”. Leia:

Ela poderia ter sido a “Garota de Ipanema”, eternizada na música de Tom Jobim, quando desfilava pelo bairro ostentando charme e beleza. Anamaria Carvalho, mais conhecida como a “Mulher de Branco”, cresceu no meio artístico e efervescente do Rio na década de 70. Foi vizinha de Tom, casada com o compositor Marcos Valle e ajudou a divulgar a bossa nova pelo mundo. Hoje, ela perambula sem rumo pelas ruas de Ipanema, sempre munida de um carrinho de feira, esbanjando carisma e distribuindo sorrisos para os passantes.

Ela foi vizinha e amiga de Tom Jobim, em Ipanema, no Rio

Ela foi vizinha e amiga de Tom Jobim, em Ipanema, no Rio

O G1 localizou Anamaria na tarde desta quinta-feira, sentada em um bar da Rua Vinícius de Moraes, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Dividindo a mesa com mais dois amigos, ela parecia se divertir mais sozinha. Ela, que já morou em Paris e na Califórnia, contou como vive há quase 66 anos, prestes a serem completados no dia 15 de setembro.

“Minha juventude foi musical. Ao longo do tempo fui aprendendo a tocar vários instrumentos. Fui vizinha do Tom Jobim no Leblon e em Los Angeles. Eu nunca compus, mas ele me mostrava tudo que ele fazia. Eu conheci o Marcos Valle em uma reunião em Ipanema, quando eu era solteira. Nós nos conhecemos e seis meses depois estávamos casados. Ficamos juntos por quatro anos e cantávamos muito.”

Ana voltou ao cenário cultural há dois anos, quando o jornalista Chico Canindé lançou o documentário “Anamaria – A mulher de branco de Ipanema”. O filme foi exibido pela primeira vez em setembro de 2011, com duas sessões lotadas.

“Eu sempre quis desvendar a história da Mulher de Branco de Ipanema. Acompanho de longe os passos dela desde o início da década de 90. Em 2009, com a ajuda do publicitário e produtor Álvaro Saad Peixoto, o projeto criou forma e decidimos começar a rodar o documentário. Convencê-la a participar das filmagens não foi problema algum. Anamaria tem muita desenvoltura frente às câmeras e também adora posar para fotos. Algo que certamente traz da época em que vivia sob os holofotes”, contou Chico. Clique aqui para ler mais.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





5 Comentários

errrr 5 de abril de 2015 - 10:36

Acabei de ver este documentário. Muito bom… Pessoas vagantes que carregam muitas das vezes histórias comoventes. Simplesmente uma vida…

Responder
Alsimone silveira 13 de janeiro de 2015 - 01:07

Vi este documentario na tv(canal Brasil )fiquei pensando quantas histórias como esta a gente, ve passar junto dessas pessoas,que vivem nas ruas,mundo inquietante!.

Responder
Maria 14 de julho de 2014 - 23:41

Como diz o Marco Paulo, temos sim que respeitar a opção de cada um ! Ela tem um histórico da evolução pro moderno que hoje vivenciamos, mas tb tem perdas que ninguém pode e deve saber por ser de forro intimo ! Quanto a fumar não deve espantar os jovens de hoje,é só conversar com os pais de cada um que eles darão a resposta certa ! Conheci a Miss Guanabara conversando normalmente em frente ao prédio em que minha filha mora, achei-a normal para quem teve traumas e perdas ! Futuro a Deus pertence, portanto cada um tem formulas e destinos ! Vale sempre o aprendizado !

Responder
Dimas Duque 14 de julho de 2014 - 23:18

Gostaria de saber quem canta e o nome desta musica ,Grato[Anamaria- A Mulher de branco]

Responder
Déa Januzzi 8 de setembro de 2013 - 13:05

Impressionante. Será que é de geração? Uma geração que mudou comportamentos e estilo de vida, que viveu a contracultura, mas hoje vê tanto retrocesso por aí? que não se acostumou ao caos? Dá para refletir.

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais