fbpx

Aos 66, musa da bossa nova vive como andarilha

Por Maya Santana

Na juventude e hoje: Anamaria Carvalho, que já foi casada com Marcos Valle

Na juventude e hoje: Anamaria Carvalho, que já foi casada com Marcos Valle

Quando vi a matéria no G1, achei que o portal havia errado e publicado novamente, em pouco mais de dois meses, a história de Sônia Schuller, miss Guanabara 1964, ex-namorada do escritor Rubem Braga, que hoje vive nas ruas de Ipanema, no Rio. Só depois de começar a ler é que percebi tratar-se de outra pessoa: Anamaria Carvalho, 66 anos, ex-mulher do cantor e compositor Marcos Valle. De musa da Bossa Nova – tão emancipada para aqueles tempos que era comparada a Leila Diniz, vizinha e amiga de Tom Jobim – ela transformou-se na anônima andarilha do bairro Leblon, sempre vestida de azul e, segundo a reportagem de Lívia Torres, “sorridente”. Leia:

Ela poderia ter sido a “Garota de Ipanema”, eternizada na música de Tom Jobim, quando desfilava pelo bairro ostentando charme e beleza. Anamaria Carvalho, mais conhecida como a “Mulher de Branco”, cresceu no meio artístico e efervescente do Rio na década de 70. Foi vizinha de Tom, casada com o compositor Marcos Valle e ajudou a divulgar a bossa nova pelo mundo. Hoje, ela perambula sem rumo pelas ruas de Ipanema, sempre munida de um carrinho de feira, esbanjando carisma e distribuindo sorrisos para os passantes.

Ela foi vizinha e amiga de Tom Jobim, em Ipanema, no Rio

Ela foi vizinha e amiga de Tom Jobim, em Ipanema, no Rio

O G1 localizou Anamaria na tarde desta quinta-feira, sentada em um bar da Rua Vinícius de Moraes, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Dividindo a mesa com mais dois amigos, ela parecia se divertir mais sozinha. Ela, que já morou em Paris e na Califórnia, contou como vive há quase 66 anos, prestes a serem completados no dia 15 de setembro.

“Minha juventude foi musical. Ao longo do tempo fui aprendendo a tocar vários instrumentos. Fui vizinha do Tom Jobim no Leblon e em Los Angeles. Eu nunca compus, mas ele me mostrava tudo que ele fazia. Eu conheci o Marcos Valle em uma reunião em Ipanema, quando eu era solteira. Nós nos conhecemos e seis meses depois estávamos casados. Ficamos juntos por quatro anos e cantávamos muito.”

Ana voltou ao cenário cultural há dois anos, quando o jornalista Chico Canindé lançou o documentário “Anamaria – A mulher de branco de Ipanema”. O filme foi exibido pela primeira vez em setembro de 2011, com duas sessões lotadas.

“Eu sempre quis desvendar a história da Mulher de Branco de Ipanema. Acompanho de longe os passos dela desde o início da década de 90. Em 2009, com a ajuda do publicitário e produtor Álvaro Saad Peixoto, o projeto criou forma e decidimos começar a rodar o documentário. Convencê-la a participar das filmagens não foi problema algum. Anamaria tem muita desenvoltura frente às câmeras e também adora posar para fotos. Algo que certamente traz da época em que vivia sob os holofotes”, contou Chico. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

1 × 2 =

5 Comentários

Avatar
errrr 5 de abril de 2015 - 10:36

Acabei de ver este documentário. Muito bom… Pessoas vagantes que carregam muitas das vezes histórias comoventes. Simplesmente uma vida…

Responder
Avatar
Alsimone silveira 13 de janeiro de 2015 - 01:07

Vi este documentario na tv(canal Brasil )fiquei pensando quantas histórias como esta a gente, ve passar junto dessas pessoas,que vivem nas ruas,mundo inquietante!.

Responder
Avatar
Maria 14 de julho de 2014 - 23:41

Como diz o Marco Paulo, temos sim que respeitar a opção de cada um ! Ela tem um histórico da evolução pro moderno que hoje vivenciamos, mas tb tem perdas que ninguém pode e deve saber por ser de forro intimo ! Quanto a fumar não deve espantar os jovens de hoje,é só conversar com os pais de cada um que eles darão a resposta certa ! Conheci a Miss Guanabara conversando normalmente em frente ao prédio em que minha filha mora, achei-a normal para quem teve traumas e perdas ! Futuro a Deus pertence, portanto cada um tem formulas e destinos ! Vale sempre o aprendizado !

Responder
Avatar
Dimas Duque 14 de julho de 2014 - 23:18

Gostaria de saber quem canta e o nome desta musica ,Grato[Anamaria- A Mulher de branco]

Responder
Avatar
Déa Januzzi 8 de setembro de 2013 - 13:05

Impressionante. Será que é de geração? Uma geração que mudou comportamentos e estilo de vida, que viveu a contracultura, mas hoje vê tanto retrocesso por aí? que não se acostumou ao caos? Dá para refletir.

Responder