fbpx

Aos 81, Botero faz série inspirada no kama sutra

Por Maya Santana

É, sem dúvida, o trabalho mais erótico do  famoso pintor colombiano

É, sem dúvida, o trabalho mais erótico do famoso pintor colombiano

Aos 81 anos, Fernando Botero, o pintor vivo mais importante da Colômbia e um dos artistas mais respeitados do mundo, surpreende ao desenvolver o seu trabalho mais erótico até agora: uma coleção de desenhos do kama sutra, inspirado no milenar livro indiano das posições sexuais.

Um total de 50 dos desenhos serão expostos numa galeria suíça em dezembro

Um total de 50 dos desenhos serão expostos numa galeria suíça em dezembro

Numa entrevista à Folha de São Paulo de seu ateliê, em Mônaco, Botero contou que teve a ideia quando pintava uma mulher. Empolgou-se com o resultado e, então, decidiu ler o Kama Sutra. “Eu achava que o kama sutra fosse um tratado que mostrava posições amorosas. A verdade é que há muito pouco disso no livro. É muito mais um tratado de amor”, disse ele. Então, “usando mais a imaginação do que a memória”, diz, criou o “Boterosutra”, série de desenhos ainda inédita e inacabada.

O mais incrível é a erotismo das imagens feitas por um homem de 81 anos

O mais incrível é a erotismo das imagens feitas por um homem de 81 anos

A série já tem 70 imagens, elaboradas a partir de várias técnicas: aquarela, carvão, lápis e lápis de cor. Todas imagens foram desenhadas entre maio e setembro deste ano e mostram personagens gordos, arredondados, traço característico do artista. Cinquenta dos desenhos serão reunidos numa mostra na galería Gmurzynska, em Saint Moritz, na Suíça, entre o mês que vem e janeiro de 2014.

O artista fotografado diante de um dos seus quadros

O artista fotografado diante de um dos seus quadros

E Botero deve continuar o trabalho. “Há um grande potencial em dois corpos que se entrelaçam em posições diferentes. Posso explorar elementos do corpo humano de forma livre, em composições inesperadas”, disse Botero à Folha.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

9 + 1 =