Ocupante da cadeira número 08 da Academia Brasileira de Letras, Cleonice Berardinelli, aos 96 anos de idade, acaba de lançar o livro Fernando Pessoa – Antologia Poética. Trata-se de uma coletânea do que existe de mais importante na produção do poeta, organizada por sua maior especialista, responsável também pela apresentação e por ensaios ao longo de mais de 50 anos de estudos dedicados à poesia e literatura portuguesas.
Faltando apenas quatro anos para completar um século de existência, dos quais mais de cinco décadas foram dedicadas ao estudo do poeta português, a escritora produziu a coletânea que abrange quase 20 anos de produção poética de Fernando Pessoa e seus principais heterônimos – Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.
O livro é o segundo da “Coleção Cleonice Berardinelli”, editada pela Casa da Palavra. Este ano, também pela mesma editora, ela lançou a antologia Gil Vicente: autos, sobre o dramaturgo, considerado o pai do teatro português. Ele também foi músico, ator e poeta.
“Organizar uma antologia não é tarefa fácil, ainda mais se o poeta em questão é Fernando Pessoa, que não é um, mas vários. Esta edição buscou, na medida do possível, escolher poemas que dialogassem entre si, a dar conta das várias posições em que se situa o poeta ao enfocar um único ponto. Buscou-se, além disso, selecionar composições de todos os momentos de uma produção que abrange cerca de vinte anos e na qual se reconhece que não houve evolução, mas viagem”, afirmou Cleonice Berardinelli.
Fernando Pessoa – Antologia Poética proporciona ao leitor não apenas a possibilidade de conhecer a obra do grande poeta português, como de se aprofundar em seus temas mais recorrentes por meio dos ensaios da autora e organizadora, ensaios estes sempre marcados por seu imenso conhecimento literário e sensibilidade.
1 Comentários
Com certeza vou “mergulhar” neste livro sem piedade. Amei. bjo