fbpx

Aposentadoria: otimistas, eles economizam pouco

Por Maya Santana

É preciso urgentemente aumentar a poupança  para ter uma boa aposentadoria

É preciso urgentemente aumentar a poupança para ter uma boa aposentadoria

Este é um artigo, publicado pelo jornal Valor, que toda pessoa que ainda não se aposentou deveria ler. Mostra os resultados de uma pesquisa com quase 30 mil pessoas de 20 países, entre eles o Brasil. A conclusão é que os brasileiros estão se deixando levar por um otimismo sem base e, com isso, poupando muito pouco para a aposentadoria. Como aposentada, o único conselho que daria aos que ainda não chegaram aos 60 anos, no caso da mulher, e 65 para os homens, é: poupe, poupe e poupe.

Leia o artigo:

Embora sejam otimistas quanto ao futuro financeiro, os brasileiros poupam menos com foco na aposentadoria. É o que revela um estudo global feita pela gestora de investimentos BlackRock com 27.500 pessoas de 20 países, dentre os quais 4 mil latino-americanos, do Brasil, Chile, Colômbia e México. Conforme a pesquisa, 57% dos investidores brasileiros já começaram a economizar de olho na velhice, percentual que sobre para 67% na América Latina em geral – no mundo, o índice é de 62%.

A maioria dos brasileiros (72%) entende o valor e a importância da economia necessária para a aposentadoria, mas a quantia total poupada por pessoas próximas à idade de se aposentar ( entre 55 e 64 anos) financiaria menos de um ano da aposentadoria, segundo a pesquisa. Em outras palavras, os “pré-aposentados” brasileiros economizaram uma média de R$6.250 para a aposentadoria, mas a estimativa é de que precisarão de uma renda anual de R$67 mil.

Confiantes, 67% dizem ser otimistas quanto ao futuro financeiro, acima da média latino-americana, de 67%. Além disso, aproximadamente 7 entre 10 latino-americanos (68%) estão confiantes de estarem tomando decisões acertadas de poupança e investimento. Clique aqui para ler mais.

close

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todas as semanas

Prometemos que nunca enviaremos spam! Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

19 − dezenove =