Aposentadoria: prepare-se para essa fase da vida

Por Maya Santana
Muita gente sonha com a aposentadoria para desfrutar a tão sonhada “boa vida”

Muita gente sonha com a aposentadoria para desfrutar a tão sonhada “boa vida”

A Folha de são Paulo publicou esta excelente matéria sobre aposentadoria.Todas as pessoas que ainda não se aposentaram, independentemente da idade que tenham, deveriam ler. A mensagem do artigo é: planeje muito bem planejada a sua aposentadoria, para que tudo corra da maneira que você determinou nessa fase tão especial da vida.

Leia o artigo:

Muita gente tem uma visão idealizada de como a vida pode ser maravilhosa na aposentadoria e sonha com o dia em que será possível parar de trabalhar para desfrutar a tão sonhada “boa vida”.

Não ter que acordar cedo todos os dias e enfrentar o trânsito para ir ao trabalho; livrar-se de metas, orçamentos e prazos que precisam ser cumpridos; poder viajar quando quiser e viver tempos de muito cio e diverso. Parece bom, hein? Entretanto, a realidade pode ser bem diferente principalmente para quem não planejou emocional e financeiramente esse período da vida.

VIDA PESSOAL

Deixar uma carreira de sucesso e um trabalho estimulante é um desafio. O que fazer com todo o tempo livre que você terá? Esse planejamento é tão importante quanto o financeiro. Se o seu foco durante a fase ativa foi exclusivamente sua carreira, é possível que você não tenha outros interesses, atividades e amigos. Você terá muita vida pela frente e precisa decidir o que fazer e como gastar o dinheiro que acumulou.

BALANÇO DOS RECURSOS

Muita gente não se preocupa se tem bens e renda suficientes para reduzir a carga de trabalho ou se aposentar de uma vez. A vida fica mais fácil quando ignoramos certos assuntos, mas, neste caso, pode impedir que você saiba se está financeiramente preparado para tomar essa decisão. Fundamental definir a necessidade mensal de caixa na aposentadoria e se o patrimônio acumulado pode suprir essa renda.

REPENSE OS SEGUROS

Durante os anos em que esteve empregado você provavelmente contratou um seguro de vida e de acidentes pessoais para proteger a si mesmo e seus dependentes contra o risco de incapacidade de prover renda. Agora você tem patrimônio suficiente para se aposentar e o que antes era risco deixou de ser. Com o apoio de um bom corretor, repense os seguros que podem ser cancelados, mantidos ou contatados.

CUIDAR DA SADE

Despesas médicas no período de aposentadoria e o custo de cuidados domiciliares podem ser assustadores. Ampliar a cobertura do plano de saúde, morar em uma comunidade de aposentados, ou não fazer nada, depende da sua situação pessoal e financeira. É prudente planejar essa demanda avaliando todas as opções possíveis.

PLANO DE PREVIDÊNCIA

Se você tem plano de previdência aberto ou fechado, concedido pela empresa onde trabalhou, chegou a hora de decidir o que fazer com o dinheiro acumulado. Pesquise e avalie as alternativas: manter o dinheiro no plano e continuar depositando; sacar os recursos de acordo com sua necessidade; ou escolher um dos benefícios do plano e converter o capital acumulado em renda mensal.

O valor do benefício definido com base em expectativa de vida. Quanto menor sua idade no incio do recebimento da penso, menor ser o valor da renda mensal. Se voc pretende continuar trabalhando, avalie a possibilidade de manter o plano e converter em benefício somente quando a renda for mais favorável. Clique aqui para ler mais.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





1 Comentários

Tiana Vargas Castro 7 de agosto de 2014 - 20:15

Gostei desta matéria da aposentadoria eu estou vivendo esta fase no inicio foi difícil mas agora já acostumei viajo muito, cuido mais da minha saúde estou feliz. Tiana Vargas.

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais