fbpx

Aretha Franklin, rainha do soul, chega aos 73 anos

Por Maya Santana
Um dos grandes símbolos da música negra americana

Um dos grandes símbolos da música negra americana

A nossa homenagem à diva da música negra americana. Ela fez aniversário no dia 25 de março. Completou 73 anos, muitos dos quais dedicados à música, que fez dela uma das maiores artistas de todos os tempos.

Um pouco da vida dela:

Ela conseguiu muito mais que um espaço numa época em que despontavam grandes ícones da música negra norte-americana. Seja no mercado gospel ou no secular, Aretha Franklin, que chegou aos 73 anos em 25 de março e continua a cantar, ostenta títulos como Rainha do Soul, “Voz do Movimento dos Direitos Civis”, “Voz da América Negra” e “um símbolo da igualdade racial”. É um ícone. Detentora de vinte prémios Grammys, uma das artistas mais premiadas, e com quarenta álbuns lançados, é reconhecida por sua flexibilidade vocal, inteligência interpretativa, habilidade no piano, audição e experiência.

Em 1979, ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Em 1987, tornou-se a primeira artista feminina a entrar para o Rock and Roll Hall of Fame. O governo do Michigan, Estados Unidos, em 1985, decretou sua voz como um “fenómeno natural”. É uma das vozes mais influentes e importantes da história do pop, tanto que em 2009 recebeu o convite para se apresentar na posse do presidente Barack Obama onde cantou “My Country ‘Tis of Thee’”.

Considerada pela revista Rolling Stone a maior cantora e a nona maior artista da música de todos os tempos, Aretha Louise Franklin nasceu em Memphis, no Tennessee em 25 de Março de 1942. É filha da cantora Barbara Siggers e do pregador itinerante da igreja Batista, Clarence LaVaughn Franklin. A mãe separou-se do pai quando Aretha tinha apenas seis anos, e morreu após uma parada cardíaca alguns anos depois. O pai ficou responsável pela criação de Aretha e suas duas irmãs. Clique aqui para ler mais.

close

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todas as semanas

Prometemos que nunca enviaremos spam! Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais