fbpx

Empresária ajuda ceramistas do Jequitinhonha

Por Maya Santana

A artista plástica Mana Pontes é quem está à frente do projeto

A artista plástica Mana Pontes,58, é quem está à frente do projeto

Maya Santana

Se houvesse no Brasil mais pessoas com a disposição e a boa vontade da carioca Mana Pontes, 58, certamente o país estaria em outro estágio de desenvolvimento. Artista plástica, produtora cultural e empresária, que trabalha com comunidades artesãs, Mana está  empenhada no momento em  realizar com sucesso o belo projeto Caminho da Terra, com ceramistas do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, uma das regiões mais carentes do país.

Depois de visitar durante dois anos núcleos de arte popular pelo país afora, a artista plástica, com formação na Itália – “Accademia  di  Bella  Arte  di  Roma” -,  deparou, em Minas,  no alto do Jequitinhonha, a 548 km de Belo Horizonte, com a Associação dos Artesãos de Minas Novas,  cujo sustento é retirado das peças  de  barro –  traço forte da cultura da região, hoje, um polo importante de artesanato. As integrantes da Associação são mulheres da área rural, que cuidam da casa e trabalham plantando milho, feijão, etc, durante o dia. À tardinha é que vão se dedicar ao artesanato.

Artesanato do Vale do Jequitinhonha, no norte de Minas

Artesanato do Vale do Jequitinhonha, no norte de Minas

Encantada com o trabalho destas mulheres e vendo as dificuldades que enfrentam para produzir e comercializar as peças, Mana procurou a ong Cies – Centro Integrado de Desenvolvimento Social – para uma parceria com a Multi Arte Brasil, onde trabalha, com o objetivo de elaborar o projeto. Submeteu-o  à Caixa Econômica Federal e conseguiu financiamento para melhorar as condições de trabalho dos artistas ligados à Associação. 

Com a equipe do Projeto Caminho da Terra

Com a equipe do Projeto Caminho da Terra

Juntamente com a sua equipe, que inclui a socióloga Alayde Mariani, os cineastas Pedro Pontes e Maria Paranagua,  também é educadora, o fotógrafo Felipe Costa e o designer Zeca Pontes , Mana está executando o projeto, que prevê entre outras ações:

Construção de um  forno  coletivo  na  sede  da  Associação;  instalação de um computador e uma impressora no local; Melhoria  no  espaço  de  trabalho  individual  equipando  com  mobiliário  adequado; Levar  noções  de  sustentabilidade  na  utilização  da  matéria  prima  e  do  manejo; Criação  de  um site  para  a  divulgação  e  venda  dos  produtos; e proposta de novos produtos para comercialização. 

Mana Pontes e a socióloga Alayde Mariani com alguns membros da Associação de Minas Novas

Mana Pontes e a socióloga Alayde Mariani com alguns membros da Associação

O que o projeto capitaneado por Mana propõe é fortalecer a atividade artesanal naquela comunidade, através da produção coletiva. Assim, serão criados laços entre os artesãos facilitando as trocas de conhecimento nos encontros e oficinas, sobretudo entre as mulheres mais velhas e as jovens, de forma a perpetuar e, ao mesmo tempo, renovar a tradição ceramista local. O projeto, em suas várias etapas, será todo documentado, para a posterior produção de um documentário sobre a experiência.

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

12 Comentários

Avatar
Maria Amelia 5 de janeiro de 2015 - 23:16

Mana foi uma menina esperta,sonhadora,estudiosa e criativa…Cresceu.Escolheu a profissào certa porque sempre gostou de reproduzir seus desejos, através da Arte…eu tenho a maior alegria em ter,de alguma forma,ajudado para que os seus desejos se tornassem realidade…

Responder
Avatar
Maria Amelia F.Pontes 12 de agosto de 2014 - 23:03

Mana,vocé está de parabéns.Sinto o maior orgulho em ser ser sua mãe.Admiro o que vc é e pelo o que vc faz… Vc é corajosa,idealista,preocupada em divulgar o talento do nosso povo,sem querer se promover…trabalhando silenciosa,com amor e entusiasmo pelo que vem fazendo ´já a algum tempo.Que seja abençoada por Deus…e tenha o devido reconhecimento dos homens.

Responder
Avatar
Mana Pontez 16 de março de 2014 - 15:08

Mana,tenho gde orgulho pelo que vc faz e e’!Vc tem luz pro’pria,e’ determinada,inteligente e inovadora.Saber reconhecer os verdadeiros valores art’isticos ,mostrando-os ao mundo..…Enfim,’es uma guerreira abencoada.Desejo-lhe que seja reconhecida e bem sucedida nas suas empreitadas.Mamae.

melinhapontes@yahoo.com.br

Responder
Avatar
Luiz Fadul 28 de fevereiro de 2014 - 21:00

Mana, muita energia. Muito orgulhoso de vc.e torcendo pois afinal essa e a raiz de nossa cultura.

Responder
Elza Cataldo
Elza Cataldo 22 de fevereiro de 2014 - 18:36

Parabéns, Mana, pelo trabalho generoso e pelo olhar sensível. Acredito muito nas trocas criativas, capazes de gerar arte e solidariedade.

Responder
Avatar
Mana Pontez 20 de fevereiro de 2014 - 11:24

Meus amados amigos e irmão,
Agradeço o incentivo de voces.

Lucia Maria Blundi Guinle
Toda ajuda é bem vinda, você é de que cidade?
Se for do Rio podemos marcar um encontro semana que vem , se não for podemos nos falar por telefone.
Obrigado pela intenção

Responder
Avatar
Lucia Maria Blundi Guinle 20 de fevereiro de 2014 - 00:34

Que beleza de trabalho.
Gostaria de poder colaborar de alguma forma
Parabéns
Lucia

Responder
Avatar
celia de oliveira 18 de fevereiro de 2014 - 23:45

…fico feliz em saber que há pessoas interessadas em se dividir com outras…
conheço o trabalho dessas mulheres, torço pra que o projeto se estabeleça
e possa ajuda-las..
bjs,pra voces

Responder
Avatar
Aida Maria da F. Guimarães 18 de fevereiro de 2014 - 22:23

Bela iniciativa, Mana! Parabéns!

Responder
Avatar
Maria Teresa Moras 18 de fevereiro de 2014 - 22:21

Vanilda, vc disse tudo! A Maninha é super! Muitas vitórias neste 2014. Bjs e saudades Mana, Te

Responder
Avatar
Vanilda Reis 18 de fevereiro de 2014 - 17:21

Mana,
você é a pessoa mais otimista, positiva, empreendedora, batalhadora, “raçuda”, conquistadora, brasileira e a mais Fofa que conheço.
Beijooooo e suce$$o neste Novo Projeto.
Vanilda Reis

Responder
Avatar
johnny pontes 18 de fevereiro de 2014 - 16:54

orgulho de ser seu irmao , mulher , irma , esposa , mae……. guerreira !
nao tem igual.

Responder