Artista reforça o que o photoshop tenta esconder

Por Maya Santana
O trabalho é da artista holandesa Juuke Schoorl

O trabalho é da artista holandesa Juuke Schoorl


Olha que interessante o trabalho da artista holandesa Juuke Schoorl, realçando as imperfeições da pele humana. A artista deu entrevista ao site PAGE NOT FOUND, de O Globo.

Leia:

O Photoshop é herói ou vilão? O grande segredo por trás das imagens humanas “perfeitas” que costumamos ver em sites e revistas, a ferramenta cria fotografias “irreais” quem escondem marcas, cicatrizes, espinhas, celulites, gordurinhas… Mas a artista holandesa Juuke Schoorl, que mora em Londres (Inglaterra), decidiu fazer exatamente o caminho inverso, acentuando no seu trabalho exatamente o que o Photoshop teima em esconder.

As imagens realçam as rugas

As imagens realçam as rugas

Qual foi a inspiração da sua série de imagens?

“Com o meu projeto ‘Rek’ (‘elástico’ em holandês) o meu foco foi explorar as possibilidades estéticas da pele humana. Fui inspirada pela forma como a pele reage aos estímulos externos. A adaptabilidade desses curiosos materiais elásticos me maravilhou. Ao manipular a pele com vários materiais baratos como linhas de nylon para pesca e adesivos consegui deixá-la com surpreendentes formas e texturas. Eu mostro a pele pela sua flexibilidade e pela sua adaptabilidade, mas também acentuando a sua função como nosso forro biológico.”

Juuke Schoorl, vai exatamente no caminho inverso do photoshop

Juuke Schoorl, vai exatamente no caminho inverso do photoshop

Como você classifica o seu tipo de arte?

“Como uma artista, o desafio para mim é traduzir as coisas ao nosso redor de uma forma visual nova e estimulante. Ao elevar e aumentar essas coisas que considero interessantes, mas algumas pessoas dificilmente notam em uma fotografia ou em um vídeo, espero desafiar as perspectivas que temos do mundo.”

A pele com suas imperfeições

A pele com suas imperfeições

As pessoas não notam, muitas vezes, por causa do uso do Photoshop. O que você acha do excessivo uso desse programa na manipulação de imagens?

“O Photoshop é, geralmente, uma ferramenta fantástica que cria muitas novas possibilidades para fotógrafos e artistas visuais, embora isso também sejam ambíguo. Por um lado, ele tem sido usado para fazer a realidade parecer mais ‘normal’, com menos distrações e imperfeições. Por outro, cria paisagens fantásticas que, claramente, não são reais. Não me sinto confortável nesses dois mundos. Prefiro basear o meu trabalho em princípios físicos e biológicos do mundo real. Quero que as pessoas olhem para as fotos e as entendam, relacionando-se com elas. Vejo tudo isso comparando a performance de um mágico e o surgimento de uma imagem na tela. Os dois fazem mágica, mas o primeiro faz as pessoas questionarem a realidade de acordo com a sua própria percepção, de uma forma mais direta. Com o mágico, é mais provável que as pessoas descubram o que há por trás do truque. Espero que as minhas fotos tenham o mesmo efeito. Espero levar as pessoas a questionarem a sua própria percepção e a sua própria compreensão da realidade, combinando beleza e alienação. E as dicas de como elas foram criadas estão bem ali na fotografia.”


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais