fbpx

Ary Barroso festejaria seu 110º aniversário nesta 5ª

Por Maya Santana

A homenagem do Google ao autor de  Aquarela do Brasil

A homenagem do Google ao autor de Aquarela do Brasil

Ary Barroso, um dos maiores compositores da música popular brasileira, autor de Aquarela do Brasil e Rancho Fundo (junto com Lamartine Babo), entre outros grandes sucessos, festejaria seu 110º aniversário nesta quinta-feira. Por isso ganhou homenagem do Google: uma ilustração na qual se vê um pianista e um casal dançando samba formando a palavra Google. A data de nascimento do artista mineiro foi lembrada por praticamente todos os meios de comunicação.

Leia o artigo publicado pela revista Exame:

O artista, nascido em Ubá, Minas Gerais

O artista nasceu em Ubá, Minas Gerais

Nascido em Ubá, Minas Gerais, Ary de Resende Barroso ficou órfão na infância e acabou sendo criado pela avó. A paixão pela música apareceu cedo: estudou piano e trabalhou como pianista auxiliar em um cinema durante a adolescência. Aos 15 anos, fez sua primeira composição.

Barroso foi aluno da Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, mas o gosto pela noite fez com que demorasse alguns anos até que conseguisse o seu diploma. Chegou a abandonar os estudos por um tempo e trabalhou como pianista para se sustentar.

A partir daí, meados da década de 20, a produção de Barroso ganhou fôlego. Seu primeiro sucesso foi gravado em 1929, “Vamos deixar de intimidades”, mas, anos depois, escreveu o que seria considerada sua maior composição: “Aquarela do Brasil”, uma das canções mais populares da música brasileira. Locutor esportivo nas horas vagas e torcedor do Flamengo, Barroso morreu no Rio de Janeiro em 1964 em decorrência de uma cirrose hepática.

Em 1942, os Estúdios Disney (EUA) fizeram um curta-metragem chamado “Watercolor of Brazil”, com cerca de 7 minutos de duração. Nele, é apresentado ao público o personagem Zé Carioca que recebe Pato Donald no Brasil. A trilha sonora escolhida pelos americanos conta com “Aquarela do Brasil”, na voz de Aloysio Oliveira, e também com Carmen Miranda:

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

onze + 15 =