fbpx

As 5 dúvidas mais frequentes sobre aposentadoria

Por Maya Santana

É importante esclarecer todas as dúvidas em relação à aposentadoria

É importante esclarecer todas as dúvidas em relação à aposentadoria

Como o 50emais é frequentado principalmente por pessoas acima dos 45 anos, muitas das quais ainda não se aposentaram, gosto sempre de postar aqui artigos sobre aposentadoria. Esse é um deles.

Leia:

Você tem dúvidas sobre aposentadoria? A advogada Melissa Folmann responde as cinco perguntas mais frequentes sobre o assunto na coluna “De olho na aposentadoria”, da GloboNews. Ela fala sobre pedido por idade ou tempo de contribuição, trabalho rural, portadores de deficiência, quem nunca contribuiu e adicional de 25%. Confira:

1 – Idade x Tempo de Contribuição

Qual o critério mais vantajoso para o cálculo da aposentadoria?

Melissa Folmann: Bem, a primeira questão que temos que ter em mente é que existem dois tipos de aposentadoria nessa pergunta: a aposentadoria por idade – que é aquela que será concedida para o homem aos 65 anos e para a mulher aos 60 anos – e a aposentadoria por tempo de contribuição – que é aos 35 anos para o homem e aos 30 para a mulher.

Geralmente, a mais vantajosa é a por idade, onde não existe a aplicação do fator previdenciário. Salvo se for para melhorar o valor da aposentadoria.

Já na aposentadoria por tempo de contribuição existe o fator previdenciário. Então, a pessoa tem que levar em consideração a sua idade quando pede a aposentadoria, o seu tempo de contribuição e a expectativa de vida do brasileiro. Lembrando que a expectativa de vida do brasileiro vem aumentando ano a ano, o que faz com que a aposentadoria por tempo de contribuição se torne a menos vantajosa.

E finalmente: nunca diga que existe idade para se aposentar por tempo de contribuição. Não existe. Você se aposenta com 30 anos de contribuição, mulher, e 35 anos de contribuição, homem – independentemente da sua idade.Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

4 × três =