As melhores cidades do Brasil para aposentados

Por Maya Santana
Por do sol no Rio de Janeiro,  a 17ª  colocada na lista das 20 melhores  cidades

Por do sol no Rio de Janeiro, a 17ª colocada na lista das 20 melhores

A revista Exame, em parceira com uma instituição bancou uma pesquisa para mostrar quais são as 20 cidades brasileiras com melhor qualidade de vida para a terceira idade e todas as outras idades. O Rio de Janeiro que atrai tanta gente com mais de 60 anos, tanto que Copacabana é o bairro com maior número de idosos do Brasil, ficou em 17º lugar. A cidade campeã, a melhor de todas para se viver é São Caetano do Sul, que tem apenas 145 mil habitantes e fica no ABC paulista. A segunda melhor cidade também fica em São Paulo. É Santos.

Leia o artigo com a relação das 20 cidades:

Quem não gostaria de desfrutar uma vida tranquila e saudável depois de longos anos de trabalho? As pessoas atualmente buscam a oportunidade de viver plenamente depois da aposentadoria, em um período que se estende com a longevidade alcançada nos últimos anos.

Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, cidade que é a nona melhor para aposentados

Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, cidade que é a nona melhor

Desde novembro de 2013 se conhece quais são as 20 cidades brasileiras que possuem a melhor qualidade de vida, considerando aspectos econômicos, demográficos e sociais. Graças a um estudo realizado pela empresa Urban Systems, a pedido da revista Exame, é possível saber quais são os municípios com mais de 100 mil habitantes que reúnem as principais condições para que possamos morar depois de nossa aposentadoria.

As cidades, por ordem de grandeza do IDHM – Índice de Desenvolvimento Humano nos Municípios. O IDHM é adaptação de IDH, ou Índice de Desenvolvimento Humano, que é utilizado para analisar países. O índice vai de zero a um, quanto mais próximo de um, maior o desenvolvimento humano. Osindicadores são divididos por diversas áreas, que sintetizam a qualidade de vida e o conforto que podemos obter em uma cidade que compreende expectativa de vida, renda, escolaridade, infraestrutura, segurança ou baixos índices de criminalidade, atividades de lazer, acesso à saúde pública e meio ambiente saudável.

São Caetano do Sul, no ABC   paulista, 145 mil habitantes, vem em primeiro lugar na pesquisa

São Caetano do Sul, no ABC paulista, 145 mil habitantes: 1º lugar

O ranking brasileiro, de acordo com os dados do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, de 2013, publicados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento:
1º – São Caetano do Sul – SP, a 12 quilômetros da metrópole que é São Paulo, na região do ABC paulista, possui aproximadamente 145 mil habitantes, com uma renda per capital mensal de aproximadamente 2 mil reais. Com expectativa de vida de 78 anos, a cidade tem também bons índices na área de educação, o que a torna a melhor cidade para se viver no Brasil.

A cidade tem o elevado Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de 0,862, relativo aos desempenhos em educação ou acesso ao conhecimento, renda e padrão de vida, além da longevidade. Apesar desse índice ser inferior aos registrados no 1º. mundo, é muito superior à média brasileira. A renda per capita chega a ser vinte vezes maior do que em muitos municípios do Norte e Nordeste do país.

Com seu famoso jardim de praia, o mais longo do mundo, Santos vem em 2º lugar

Com seu famoso jardim de praia, Santos vem em 2º lugar

2º Santos – SP, conhecido por suas opções em turismo e lazer, foi classificado em segundo lugar como o melhor do Brasil em qualidade de vida. Santos é uma cidade média, O município é conhecido por sua vocação para o lazer e já foi classificado como o 5º melhor do Brasil numa pesquisa sobre qualidade de vida da ONU. Sua população é de aproximadamente 420 mil pessoas.

Santos fica a menos de 80 km de São Paulo e possui o maior porto da América Latina, que receberá investimentos para ser ampliado. Também deve sediar atividades da pesquisa e extração do pré-sal, com investimentos da Petrobrás.

A orla de Santos possui o maior jardim de praia do mundo, registrado no Guiness, livro dos recordes. É muito bem cuidado e se estende por 5.335 metros, com 50 m de largura. Clique aqui para ler mais.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





4 Comentários

mogazzar 4 de março de 2017 - 23:17

já residi em Santos e tive uma experiência maravilhosa !! espero poder retornar para lá quando aposentada.

Responder
Nenez 25 de setembro de 2014 - 19:59

Adoro Poços de Caldas!

Responder
Elizete 17 de setembro de 2014 - 00:22

Espero conhecer pelo menos a metade dessas belas cidades qdo e se chegar a aposentar. rs bj.

Responder
Antonio f reis 17 de setembro de 2014 - 00:18

Bom saber… bjs…..

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais