fbpx

Ayrton Senna morreu na hora, garante assessora

Por Maya Santana
O maior piloto do Brasil morreu  no dia primeiro de maio de 1994

O maior piloto do Brasil morreu no dia primeiro de maio de 1994

(Nesta sexta-feira, primeiro de maio, completa 21 anos que o maior piloto de todos, Ayrton Senna morreu. Publico novamente este artigo, postado originalmente em 2 de maio de 2014).

O piloto Ayrton Senna teve morte imediata em consequência do acidente que sofreu em Ímola, no Grande Prêmio de San Marino, em primeiro de maio de 1994. O falecimento do piloto só foi anunciado horas mais tarde, por decisão do chefão da Fórmula Um, Bernie Ecclestone, que não queria ver a corrida interrompida.  Quem faz estas afirmações é Betise Head,  assessora de imprensa de Senna na época. É a pela primeira vez em 20 anos que a jornalista dá todos os detalhes daqueles momentos em que o mundo inteiro ainda acreditava que o piloto estava vivo. Segundo ela, ele morreu na pista.

Leia o relato de Betise:

Hoje, eu vou falar sobre aquela reunião. No interior do motorhome da então FOCA, em 01 de maio de 1994 , estava o Bernie (Ecclestone) , a Slavica ( sua então esposa) , o Leonardo (irmão de Ayrton) e eu.

Betise Head conta pela primeira vez o que aconteceu naquele primeiro de maio

Betise Head conta pela primeira vez o que aconteceu naquele primeiro de maio

Leonardo e eu saímos dos boxes da Williams e caminhamos em direção a torre de comando do autodromo em busca de mais informações.  Quando nos aproximamos, Bernie estava saindo de lá. Ele olhou para nós e disse ao Leonardo , agarrando-o suavemente pelo braço e dirigindo -o para o motorhome.

“Eu preciso falar com você”

Eu traduzi  para o  Leo e caminhei junto com eles. Bernie virou para mim e disse .Voce não.”

Então eu expliquei. “O Leo não fala uma palavra de Inglês ” . Bernie balançou a cabeça e teve que aceitar , nos direcionando ao motorhome .

Quando entramos, Slavica já estava lá. Sozinha, muito abalada e chorando. Bernie se sentou no braço de uma poltrona;  nós dois no sofá em frente .

Leonardo: primeiro a saber

Leonardo: primeiro a saber

O Bernie disse que tinha notícias do Ayrton . Leo estava branco.

” Ele está morto ” , falou. Pensei por alguns segundos, “como eu posso traduzir isto  e dizer pro Leo de uma forma mais amena , considerando que ele só falou duas palavras ! ” .

Então eu me virei para o Leo e , da maneira mais gentil e carinhosa possível, eu falei : ”  Leo, eu sinto muito ter de te falar isto, mas ele está dizendo que o Ayrton está morto”

Leo ficou atordoado . Ele olhou para mim, depois para Bernie . Não disse uma palavra. Tive vontade de abraçá-lo. Ele começou a chorar. A soluçar. Ai o Bernie acrescentou :

“Mas nós só vamos anunciar mais tarde para não parar a corrida” . E eu traduzi para o Leo. Mesmo antes de eu terminar ele já estava descontrolado, chorando alto e tremendo. Eu realmente não sabia o que fazer. Eu nunca tinha visto uma dor tão crua. Clique aqui para ler mais.

Leia também: “Como foi aquele primeiro de maio 20 anos atrás.”

close

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todas as semanas

Prometemos que nunca enviaremos spam! Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais