Ayrton Senna morreu na hora, garante assessora

Por Maya Santana
O maior piloto do Brasil morreu  no dia primeiro de maio de 1994

O maior piloto do Brasil morreu no dia primeiro de maio de 1994

O piloto Ayrton Senna teve morte imediata em consequência do acidente que sofreu em Ímola, no Grande Prêmio de San Marino, em primeiro de maio de 1994. O falecimento do piloto só foi anunciado horas mais tarde, por decisão do chefão da Fórmula Um, Bernie Ecclestone, que não queria ver a corrida interrompida.  Quem faz estas afirmações é Betise Head,  assessora de imprensa de Senna na época. É a pela primeira vez em 20 anos que a jornalista dá todos os detalhes daqueles momentos em que o mundo inteiro ainda acreditava que o piloto estava vivo. Segundo ela, ele morreu na pista.

Leia o relato de Betise:

Hoje, eu vou falar sobre aquela reunião. No interior do motorhome da então FOCA, em 01 de maio de 1994 , estava o Bernie (Ecclestone) , a Slavica ( sua então esposa) , o Leonardo (irmão de Ayrton) e eu.

Betise Head conta pela primeira vez o que aconteceu naquele primeiro de maio

Betise Head conta pela primeira vez o que aconteceu naquele primeiro de maio

Leonardo e eu saímos dos boxes da Williams e caminhamos em direção a torre de comando do autodromo em busca de mais informações.  Quando nos aproximamos, Bernie estava saindo de lá. Ele olhou para nós e disse ao Leonardo , agarrando-o suavemente pelo braço e dirigindo -o para o motorhome.

“Eu preciso falar com você”

Eu traduzi  para o  Leo e caminhei junto com eles. Bernie virou para mim e disse .Voce não.”

Então eu expliquei. “O Leo não fala uma palavra de Inglês ” . Bernie balançou a cabeça e teve que aceitar , nos direcionando ao motorhome .

Quando entramos, Slavica já estava lá. Sozinha, muito abalada e chorando. Bernie se sentou no braço de uma poltrona;  nós dois no sofá em frente .

Leonardo: primeiro a saber

Leonardo: primeiro a saber

O Bernie disse que tinha notícias do Ayrton . Leo estava branco.

” Ele está morto ” , falou. Pensei por alguns segundos, “como eu posso traduzir isto  e dizer pro Leo de uma forma mais amena , considerando que ele só falou duas palavras ! ” .

Então eu me virei para o Leo e , da maneira mais gentil e carinhosa possível, eu falei : ”  Leo, eu sinto muito ter de te falar isto, mas ele está dizendo que o Ayrton está morto”

Leo ficou atordoado . Ele olhou para mim, depois para Bernie . Não disse uma palavra. Tive vontade de abraçá-lo. Ele começou a chorar. A soluçar. Ai o Bernie acrescentou :

“Mas nós só vamos anunciar mais tarde para não parar a corrida” . E eu traduzi para o Leo. Mesmo antes de eu terminar ele já estava descontrolado, chorando alto e tremendo. Eu realmente não sabia o que fazer. Eu nunca tinha visto uma dor tão crua. Clique aqui para ler mais.

Leia também: “Como foi aquele primeiro de maio 20 anos atrás.”


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais