Banana: saiba mais sobre a fruta que só faz bem

Por Maya Santana
A atriz Rosamaria Murtinho saboreando a fruta

A atriz Rosamaria Murtinho saboreando a fruta

Eu não passo um dia sem comer banana. Dos vários tipos diferentes que o Brasil produz, a minha preferida é a banana prata, apontada como a mais saudável. Mas nutricionistas asseguram que qualquer delas faz enorme bem à saúde.

Leia o artigo publicado pelo Zero Hora sobre as maravilhas da banana:

Esqueça a ideia propagada pela marchinha de Carnaval. Os benefícios da banana são muito maiores do que o slogan “engorda e faz crescer”. Ela é uma excelente aliada para a boa saúde. Rica em fibras, potássio, vitaminas C e A, a fruta mais célebre do Brasil promove energia e possui muitos benefícios ao nosso organismo. Possui também grande quantidade de vitaminas B1, B2, B6 e B12, além de magnésio, cálcio, ferro e ácido fólico.

A banana contém três tipos de açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose, que combinados com as fibras, promovem grande energia: como tem 22% de carboidratos, ela é realmente mais calórica do que algumas outras frutas: uma unidade (70 g) de banana-prata fornece 62 calorias.

— Apesar disto, ela em alto valor nutricional, provoca sensação de saciedade e pode fazer parte da alimentação se consumida com moderação, sem contribuir para o ganho de peso — afirma a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat.

Fruta mais famosa do Brasil dá muita energia

Fruta mais famosa do Brasil dá muita energia

O indicado é comer, no máximo, duas unidades por dia. Um estudo realizado por três prestigiadas universidades (Berkeley, Cambridge e Twickenham), buscou o alimento considerado perfeito e completo em sua composição e ao alcance da maioria da população. Foi mostrado que, para pessoas que desejam uma solução rápida, não há melhor alimento do que a banana. Uma outra pesquisa, publicada no Journal of the American College of Cardiology, ressaltou que ela melhora a fluidez do sangue, evitando a formação de coágulos. Segundo os cientistas, quem come três bananas por dia tem risco até 21% menor de sofrer um acidente vascular cerebral.

Saiba mais sobre a banana

:: A banana contém uma substância chamada serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor, portanto pode ajudar pessoas que sofrem de depressão.

:: Por conter ferro, estimula a produção de hemoglobinas e ajuda em caso de anemia.

:: Rica em potássio e pobre em sal, perfeita para baixar a pressão arterial.

:: Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação sem o uso de laxantes.

:: A banana acalma o estômago e ajuda na digestão.

:: Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.

:: Seu alto teor de vitamina B acalma o sistema nervoso.

:: A fruta ajuda a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigênio para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo.

:: A banana também diminui as câimbras, contendo bastante vitamina B6 e B12, indicada para quem parou de fumar, pois tira os efeitos da falta de nicotina.

:: Tem baixo teor de gordura, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D e E e os minerais fósforo, cálcio, ferro e potássio, sua grande arma, que ajuda a evitar cãibras e dores musculares.


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1 Comentários

Antonio Carlos Mesquita do Amaral 27 de setembro de 2014 - 14:46

Também sou um grande “bananeiro”.

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