Banksy: a arte de rua já tem o seu super heroi

Por Maya Santana
O polêmico beijo de policiais na parede do pub britânico

O polêmico Beijo de Policiais na parede do pub britânico

Ana Maria Cavalcanti

Artista genial que elevou a arte de rua à condição de Grande Arte, Banksy teve um de seus painéis mais famosos, intitulado Kissing Coppers ou Policiais se Beijando, em tradução literal, leiloado, em Miami, por 575 mil dólares. Uma fortuna, em se tratando de arte de rua.

Da parede, a obra foi transferido, com técnica especial, para a tela

Da parede, a obra foi transferida, com técnica especial, para a tela

Onze obras originais de Bansky  já foram vendidas nos últimos três anos. Neste último leilão,  Kissing Coppers  foi arrematado por um comprador anônimo, como o próprio Banksy, cuja identidade até hoje é desconhecida.  Pode-se dizer que ele se tornou o anônimo mais famoso dos últimos anos.  Com spray, faz críticas políticas, à sociedade e à guerra, mas sempre com um humor sombrio e uma sacada.

Os dois policiais se beijando na boca apaixonadamente  foi pintado com spray, em 2004, em uma das paredes do pub Prince Albert, em Brighton, pertinho de Londres, despertando sempre as mais diversas reações: o lugar virou até ponto turístico, mas levou também pedradas por todos os lados, o que danificou o trabalho.

Com spray, faz críticas políticas. Aqui, o muro que divide Israel da Palestina

Com spray, ele faz críticas políticas. Aqui, o muro que divide Israel da Palestina

Por essa e por outras, o dono do pub resolveu vender a obra. Contratou  um especialista em restauração que, através de produtos químicos, transferiu a imagem da parede para uma tela. Esta foi a tela vendida  esta semana, em Miami.  No lugar  do trabalho original de Banksy, o dono do pub colocou uma réplica.

Com spray, faz críticas políticas, à sociedade e à guerra

Outra cena no muro de até 8m de altura que separa judeus de palestinos

Banksy nasceu em Bristol, a 190 km de Londres. Ele é o que se pode chamar de artista de rua,  e um dos mais respeitados do mundo.  Usando spray e estêncil começou a desenhar primeiro nos muros de sua cidade. Depois levou sua arte para Londres, Los Angeles, NY,  e até mesmo para o muro que separa Israel da Palestina.

O trabalho dele é mundialmente reconhecoido

O trabalho do misterioso Banksy é mundialmente reconhecido

Por ser o desenho feito em uma parede, muita gente não gostou nada da venda dos dois policiais se beijando. Foi o caso, por exemplo, do diretor da Art Gallery,Lindsay Alkin,  em Brighton – uma das primeiras galerias a comercializar o trabalho de Banksy: “ a venda deste mural foi um desfalque no patrimônio cultural de Brighton”, disse ela, concluindo taxativa “ O que Banksy fez nas ruas deve permanecer nas ruas – como uma galeria ao ar livre.”

 


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





2 Comentários

Elza Cataldo 23 de fevereiro de 2014 - 21:09

Ana, adoro suas matéria. Além do conteúdo interessante, a redação flui com clareza e a narrativa é construída como as boas histórias de ficcão. Abraços! Elza.

Responder
lisa santana 23 de fevereiro de 2014 - 16:26

Sim querida Ana, a arte da rua é da rua, é do povo. Ver coisas bacanas feitas nos muros, nas paredes faz pensar, eleva o moral, dá alegria, faz companhia, enobrece o dia e o lugar. Mas as pessoas hoje resolveram ganhar dinheiro vendendo tudo, né? Daí, que pobres ficamos nós todos.

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais