fbpx

Benéfica, a água morna com limão ganha cada vez mais adeptos

Por Maya Santana

O ideal é toma pela manhã, antes da primeira refeição

O ideal é tomar pela manhã, antes da primeira refeição

Quem me deu essa receita de água morna com limão pela manhã foi uma artista plástica italiana, há mais de 20 anos. Desde então é a primeira coisa que faço logo depois de me despertar, quando estou na minha casa. Não sei se emagrece. O que sei é que me sinto muito bem. Aos 64 anos, posso me gabar de ser uma pessoa saudável. Raramente, preciso tomar remédio. Nesse artigo, publicado pelo portal Uai, vem a confirmação de seus benefícios: A água com limão, mistura que vem se popularizando, ajuda a equilibrar as funções do organismo. E tem muitos outros benefícios.

Leia:

É uma receita simples, que tem ganhado popularidade com inúmeras promessas, desde a melhora do sistema imunológico ao emagrecimento. O fato é que não importa se a água é morna, fervida ou gelada. “A estrela é o limão”, aponta a nutricionista Fernanda Vale. São as propriedades do fruto que promovem benefícios ao corpo.

No entanto, a perda de peso não é uma delas: não há nenhuma característica diretamente relacionada a isso. “Mas a água com limão ajuda a equilibrar as funções do organismo, o que pode contribuir para o emagrecimento”, ressalva Fernanda. Apesar do sabor ácido, o limão tem um efeito alcalino no organismo. Fernanda explica que ele estimula a produção de enzimas digestivas e, consequentemente, melhora o processo de digestão, amenizando sintomas leves de azia e gastrite.

A nutricionista Glaucia Medeiros também aponta que essa fruta contém compostos que estimulam a produção de bile, importante na digestão de gorduras. E a American Cancer Society recomenda água morna com limão para estimular os movimentos do intestino grosso e evitar a constipação, sintoma que pode ocorrer em pacientes com câncer nesse órgão.

As benesses não param no sistema digestório: a fruta contribui para equilibrar o pH sanguíneo, cujo nível ideal é levemente alcalino, em torno de 7,5. Manter esse valor e evitar a acidez no sangue previne doenças cardíacas e a formação de cálculos renais, exemplifica Glaucia.

Uma substância valiosa presente no limão é a vitamina C. “Ela atua na produção de colágeno e na manutenção de ossos, dentes e cartilagens”, explica a nutricionista Glaucia Medeiros. Além de ajudar na firmeza da pele, a vitamina fortalece o sistema imunológico e tem papel antioxidante, importante para prevenir o envelhecimento precoce. Outros componentes relevantes são os minerais magnésio, fósforo e potássio, essenciais em diferentes funções do corpo, como o relaxamento muscular.

A temperatura da água traz alguns diferenciais. Glaucia explica que o corpo tem mais facilidade em digerir líquidos mornos. A água fria dá mais trabalho porque é preciso gastar energia para aquecê-la. Há outras vantagens. “O líquido morno pode auxiliar na eliminação de gordura das paredes do trato digestivo”, afirma a nutricionista. Por essas características, ela considera que a bebida é recomendável após uma refeição mais gordurosa. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

doze − quatro =