Bem-aventurados os que não entendem de futebol

Por Maya Santana
A alegria incontida depois de marcar um belo gol

A alegria incontida depois de marcar um belo gol

Já que o assunto é só futebol, selecionei algumas frases memoráveis de notáveis sobre o esporte que magnetiza os brasileiros:

“E ninguém deve ficar em casa. como se omitir, se a Seleção precisa de todos nós e de cada um de nós? Eis a verdade inapelável e eterna: – Só o grande amor faz o grande escrete” – Nelson Rodrigues, jornalista e dramaturgo.

“Bem-aventurados os que não entendem nem aspiram a entender de futebol, pois é deles o reino da tranquilidade” – Carlos Drummond de Andrade, nosso Poeta Maior.

“Amigos, há uma verdade eterna, que desejo repetir aqui, com a ênfase de um profeta: – não existe um inimigo fraco. Qualquer inimigo é sempre uma potência. Fracos e inofensivos são os amigos” – Nelson Rodrigues.

“O futebol é, como o carnaval, um agente de confraternidade. Liga os homens no amor e no ódio’ – José Lins do Rego, escritor.

“Quem negará ao futebol esse condão da catarse circense com que os velhos sabidos de Roma lambuzavam o pão triste das massas” – Oswald de Andrade, escritor e dramaturgo.

Leia também:
Verde e amarelo, a ararajuba é a cara do Brasil
Emoção além do limite

“Se Pelé não tivesse nascido homem, teria nascido bola.” – Armando Nogueira, jornalista e escritor.

“”Se há um deus que regula o futebol, esse deus é, sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios.” – Carlos Drummond de Andrade.

“Futebol não é alienação nem nada: é lazer, que faz parte da vida. O homem precisa – para viver – de casa, comida, roupa que são indispensáveis ao ser humano. Para manter essas coisas, precisa de trabalho. Para viver, precisa de lazer. Precisa caminhar, passear, namorar, se divertir e tudo o mais. O futebol é um lazer que tem uma expressão de arte, como o tênis” – João Saldanha, jornalista e comentarista esportivo.

“Se eu pudesse me chamaria Edson Arantes do Nascimento Bola. Seria a única maneira de agradecer o que ela fez por mim…” Pelé.

“Alguém aí na plateia sabe adiantar maiores detalhes sobre o jogo em que Maradona fez o célebre gol de mão? Ou aquele em que Beckham foi expulso contra a Argentina? Ou o outro, lá da Copa de 66, quanto Rattin foi mandado para o chuveiro? Sejam francos: mal se sabe o placar, quanto mais o nível técnico. O que fica (no futebol) é o escândalo, o pontapé nos países baixos” – Ivan Lessa, jornalista e escritor.

“O futebol é o ópio do povo e o narcotráfico da mídia” – Millôr Fernandes, jornalista e escritor.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





1 Comentários

tio flavio 6 de julho de 2014 - 02:19

esta frase do Millôr é uma descrição real e certa do futebol

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais