A romã, fruta de casca dura e sementes avermelhadas, é cheia de nutrientes. A polpa é rica em minerais, vitaminas e fibras, que ajudam a eliminar o mau colesterol. “Ela ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como o câncer de próstata, de mama”, explica o professor de nutrição da Universidade Estadual do Ceará, UECE, Pádua Valença.
Já a casca contém tanino, composto que pode auxiliar o tratamento de inflamação na garganta. A casca não é comestível, mas é possível se beneficiar dos nutrientes dela fazendo um chá ou apenas colocando a casca de meia romã num copo com 300 ml de água. Ele deve ficar na geladeira de um dia par ao outro e, só então, a pessoa deve tomar ou fazer um gargarejo com a água.
A polpa pode ser consumida de várias formas. A nutricionista Ana Cristina Wolf sugere nas saladas. “Colocar o azeite, o vinagre de maçã, as sementinhas de romã e jogar em cima da salada”. Outra opção são os sucos, que podem ser feitos só de romã ou misturados a outros ingredientes. Uma boa pedida é combinar com limão e gengibre. A polpa da romã também é rica em fibras e ajuda no funcionamento do intestino.
A fruta é muito procurada para fazer simpatias, principalmente no Dia de Reis, 6 de janeiro. A simpatia consiste do seguinte: pegar uma romã e retirar 9 sementes pedindo aos 3 Reis Magos, Baltasar, Belchior e Gaspar que nesse ano que se inicia você tenha muita saúde, amor, paz, dinheiro. Depois pegue 3 das nove sementes e guarde num saquinho, papel, o que der. Essas sementes ficarão dentro da carteira para nunca faltar dinheiro. As outras 3 você engole e as últimas três que sobraram joga pra trás fazendo o pedido que desejar.
A romã é uma bela planta que você pode ter até no seu apartamento. Veja a reportagem: