fbpx

Benefícios da romã vão muito além das simpatias

Por Maya Santana

Você pode ter um pé da fruta até no seu apartamento

Você pode ter um pé da fruta até no seu apartamento

A romã, fruta de casca dura e sementes avermelhadas, é cheia de nutrientes. A polpa é rica em minerais, vitaminas e fibras, que ajudam a eliminar o mau colesterol. “Ela ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como o câncer de próstata, de mama”, explica o professor de nutrição da Universidade Estadual do Ceará, UECE, Pádua Valença.

Já a casca contém tanino, composto que pode auxiliar o tratamento de inflamação na garganta. A casca não é comestível, mas é possível se beneficiar dos nutrientes dela fazendo um chá ou apenas colocando a casca de meia romã num copo com 300 ml de água. Ele deve ficar na geladeira de um dia par ao outro e, só então, a pessoa deve tomar ou fazer um gargarejo com a água.

A semente é usada em simpatia, principalmente, no dia 6 de janeiro

A semente é usada em simpatia, principalmente, no dia 6 de janeiro

A polpa pode ser consumida de várias formas. A nutricionista Ana Cristina Wolf sugere nas saladas. “Colocar o azeite, o vinagre de maçã, as sementinhas de romã e jogar em cima da salada”. Outra opção são os sucos, que podem ser feitos só de romã ou misturados a outros ingredientes. Uma boa pedida é combinar com limão e gengibre. A polpa da romã também é rica em fibras e ajuda no funcionamento do intestino.

A fruta é muito procurada para fazer simpatias, principalmente no Dia de Reis, 6 de janeiro. A simpatia consiste do seguinte: pegar uma romã e retirar 9 sementes pedindo aos 3 Reis Magos, Baltasar, Belchior e Gaspar que nesse ano que se inicia você tenha muita saúde, amor, paz, dinheiro. Depois pegue 3 das nove sementes e guarde num saquinho, papel, o que der. Essas sementes ficarão dentro da carteira para nunca faltar dinheiro. As outras 3 você engole e as últimas três que sobraram joga pra trás fazendo o pedido que desejar.

A romã é uma bela planta que você pode ter até no seu apartamento. Veja a reportagem:

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

três × 1 =