Modelos jovens e magras costumam dominar as passarelas e ensaios de moda, mas um grupo de aposentadas estilosas vm roubando a cena, participando de anúncios para delineadores para os olhos e coleções de estilistas. Aos 93 anos, Ilona Royce Smithkin não esperava se tornar a musa de um fotógrafo de moda, muito menos uma modelo de uma grife de fama mundial.
Em 2008, quando o fotógrafo Ari Seth Cohen, de 31 anos, deu início a um blog chamado Advanced Style (Estilo Avançado), em homenagem aos idosos de Nova York, ele ouviu falar de uma artista de quase 90 anos que se vestia de forma ousada e que tinhas cabelos vermelhos chamativos e cílios postiços da mesma cor. “Eu sabia que eu tinha de encontrá-la. Ela se parecia com os desenhos expressivos e coloridos de mulheres mais velhas que eu costumava desenhar quando era criança.”
Ao longo dos próximos 18 meses, ele ficou de olho nas ruas e lojas da região do West Village, de Manhattan. “Então, um certo dia vi essa mulher em um conjunto de moleton e um maravilhoso cabelo vermelho solto ao vento caminhando pelas ruas. Eu sabia que era ela.”
Cinco anos após seu primeiro encontro, eles agora são amigos próximos. Cohen se senta em um sofá-cama ao lado da diminuta nonagenária. Seus sapatos lilás não alcançam o chão. Ela passou os últimos 60 anos neste quarto, cercada por suas pinturas, bugigangas, lenços e chapéus. Não há cozinha e só há um banheiro. Ela admite que, de vez em quando, subir os três lances de escada de seu prédio faz suas pernas doerem, mas só um pouco.
“Mas há coisas maravilhosas quando você fica mais velha”, afirma. “Quando eu era mais jovem, sempre me preocupava com a maneira com que eu me parecia, se as pessoas gostavam de mim ou não. Agora, eu realmente gosto de mim mesma, e estou usando meu lado criativo mais do que eu fazia há alguns anos.” Leia mais em bbcbrasil.com.br
1 Comentários
viva viver!