Há personagens que só viram celebridade nacional quando fazem sucesso no estrangeiro. É o caso do mecânico mineiro Alfredo Moser: ele inventou um jeito de as pessoas terem luz em casa sem precisar gastar nada. Como a invenção está se espalhando pelo mundo (e sem direito a royalties), ajudando milhões de pessoas em comunidades pobres, ele foi comparado, nesta semana, pela BBC, a Thomas Edson. Leia a reportagem da BBC Brasil:
“Alfredo Moser poderia ser considerado um Thomas Edison dos dias de hoje, já que sua invenção também está iluminando o mundo.” Em 2002, o mecânico da cidade mineira de Uberaba, que fica a 475 km da capital Belo Horizonte, teve o seu próprio momento de ‘eureka’ quando encontrou a solução para iluminar a própria casa num dia de corte de energia.
Para isso, ele utilizou nada mais do que garrafas plásticas pet com água e uma pequena quantidade de cloro. Nos últimos dois anos, sua ideia já alcançou diversas partes do mundo e deve atingir a marca de 1 milhão de casas utilizando a ‘luz engarrafada’.
Mas afinal, como a invenção funciona? A reposta é simples: pela refração da luz do sol numa garrafa de dois litros cheia d’água.” Leia mais em bbcbrasil.com.br
1 Comentários
Um brasileiro brilhante digno de nossos aplausos, reverência.
Eis alguém para quem se deve tirar o chapéu.
GÊNIO.