Brasileiros querem trabalhar após aposentadoria

Por Maya Santana
Estudo mostra que 51% dos entrevistados querem seguir trabalhando

Estudo mostra que 51% dos pesquisados querem seguir trabalhando

É muito interessante observar a evolução dos tempos. Antes, a pessoa chegava a uma certa idade e sua grande meta era aposentar-se. Acreditava-se que a vida só poderia ser realmente desfrutada depois dos 60/65 anos, quando já não há mais a obrigação de acordar, se arrumar todo dia e partir para o trabalho. Como as pessoas estão vivendo cada vez mais e a populaçao envelhece rapidamente, essa ideia vai ficando para trás. Agora, a maioria dos brasileiros – 51% -afirma que quer continuar trabalhando depois da aposentadoria.

Leia o artigo publicado pelo Valor Online:

A ideia tradicional de aposentadoria está cada vez mais distante dos brasileiros. Segundo novo estudo global, a maioria dos profissionais do país não se vê parando completamente de trabalhar após a idade limite.

Cerca de metade dos brasileiros (51%) pretendem continuar a trabalhar mesmo após a aposentadoria, diminuindo o ritmo para o horário em meio período ou com uso de contratos temporários. Esses profissionais se dividem entre os que planejam fazer isso temporariamente (30%) ou de forma indeterminada ao longo de toda a aposentadoria (21%). Outros 16% dizem que irão continuar a trabalhar da mesma forma que fazem hoje mesmo após atingir a idade de aposentadoria. Apenas 24% planejam parar de trabalhar completamente.

Os dados são de um estudo com 16 mil pessoas de 15 países, realizado pela organização sem fins lucrativos Transamerica Institute em parceria com a seguradora Aegon e a consultoria Cicero. No Brasil, foram ouvidos 900 profissionais e 100 aposentados.

A pesquisa aponta, no entanto, que as empresas não estão preparadas para esse cenário. Apenas 24% dos entrevistados trabalham em companhias que oferecem planos de aposentadoria flexíveis, que permitem ao profissional continuar trabalhando mesmo após atingir a idade determinada. A opção de mudar o regime de trabalho de tempo integral para meio período existe para 18% e 25% indicam que a atual empresa tem opções de trabalho mais adequadas a profissionais mais velhos, como funções menos estressantes ou que exijam menos esforço físico. Cerca de 30% trabalham em organizações que não oferecem nenhuma dessas possibilidades para ajudar os funcionários na transição para a aposentadoria.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais