Caminhar reduz os riscos de câncer de mama


Mais um estudo comprova os benefícios da caminhada: diminui os riscos de câncer de mama, o mais comum entre as mulheres. A taxa de mortalidade em decorrência desse tipo de câncer ainda é alta, talvez pelo fato de muitos diagnósticos serem feitos tardiamente, quando a doença já se instalou. Quanto mais cedo se conhece o diagnóstico, mais chances de cura. A caminhada seria uma espécie de remédio natural. A notícia para mim é ótima. Ando cinco quilômetros todos os dias. Faço isso, porque me sinto maravilhosamente bem depois de cada caminhada. Volto para casa me sentindo revigorada, cheia de energia. Fica mais fácil enfrentar o dia.
Leia o artigo da BBC Brasil:
Mulheres na pós-menopausa que andam uma hora por dia podem reduzir significamente o risco de sofrerem de câncer de mama, segundo um estudo. O relatório, que acompanhou 73.000 mulheres por 17 anos descobriu que andar sete horas durante uma semana diminui os riscos de contrair a doença.
A equipe da Sociedade Americana do Câncer afirmou que essa foi a primeira vez que a redução de riscos foi especificamente ligada à caminhada. Especialistas britânicos disseram que o estudo é uma evidência de que o estilo de vida influencia o risco para o câncer.
Uma pesquisa recente da organização beneficente Ramblers mostrou que um quarto dos adultos anda mais de uma hora por semana. Manter uma rotina de atividades físicas é um fator conhecido na redução do risco de se contrair diversos tipos de câncer.
Este estudo, publicado na revista científica Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, acompanhou 73.614 mulheres com idades entre 50 e 74 anos recrutadas pela Sociedade Americana do Câncer entre 1992 e 1993 para monitorar a incidência do câncer.
Elas responderam questionários sobre sua saúde e a respeito de quanto tempo permaneciam ativas e participando de atividades como caminhar, nadar e fazer exercícios aeróbicos. Elas também registraram quanto tempo ficavam sentadas assistindo televisão ou lendo. Clique aqui para ler mais.