O Caminho de Santiago de Compostela, no norte da Espanha, continua atraindo milhares de peregrinos das mais diferentes partes do mundo. Todos os anos, gente de todas as idades percorre a rota. E se maravilha com a experiência, para a qual quanto mais você se prepara, melhor enfrenta os 800 km – como lembra Daniel Agrela, autor do indispensável “O Guia do Viajante do Caminho de Santiago – Uma Vida Em 30 Dias”. Se você está pensando em fazer a longa e inesquecível caminhada, a leitura do guia é imprescindível. O jornal Zero Hora também publicou estas dicas importantes.
Leia as dicas e veja a galeria com 30 das mais incríveis imagens colhidas ao longo do Caminho:
[tribulant_slideshow gallery_id=”3″]
— Prefira marcar a viagem para o período entre abril e outubro. Em julho e na primeira quinzena de agosto, os caminhos recebem muitos peregrinos, que lotam os albergues, e a temperatura é alta no verão europeu.
— É importante preparar o corpo para enfrentar longas caminhadas com peso nas costas. Antes de ir, faça um check-up e comece a treinar. Há trilhas no Rio Grande do Sul que são percorridas por grupos de caminhantes, como o Caminho das Missões e o de Santo Antônio da Patrulha.
— Há uma Credencial do Peregrino. Em Porto Alegre, ela pode ser feita na Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do RS (Acasargs), mas também é possível adquiri-la na Espanha, nas secretarias de catedrais e prefeituras ou nos albergues. O documento é uma espécie de passaporte em que o viajante recolhe carimbos em restaurantes, albergues e igrejas que encontra no caminho.
— É possível fazer o caminho a pé, de bicicleta ou a cavalo, porém o peregrino a pé tem prioridade nas vagas em albergues.
Leia também:
Meditação no Caminho de Santiago de Compostela
Caminho de Santiago para quem tem mais de 50 anos
— Ao chegar em Santiago, o caminhante poderá solicitar a “Compostelana”, certificado emitido pela Igreja Católica que comprova a peregrinação. Para consegui-lo, é preciso demonstrar que os últimos cem quilômetros foram percorridos a pé ou a cavalo ou os últimos 200 de bicicleta.
— Os albergues municipais não aceitam reservas e são, em sua maioria, gratuitos, mas exigem apresentação da credencial de peregrino. Também é possível hospedar-se em pensões e hotéis. Clique aqui para ler mais.
25 Comentários
Boa tarde. …como diz o autor…ja comecei meu caminho…quero começar em 01 de agosto de 2017…perdi um filho em 2015 que sonhava em fazer este caminho…quero dia 04 de setembro data do seu aniversário chegar a Santiago…pretendo o caminho Francês …gostaria de encontrar brasileiros para compartilhar essa caminhada….
Grata pelas dicas..au revoir..
Lucia Cortez
Meu nome rogerio Gostaria de fazer este caminho mas queria fazer com grupo pq sou sozinho tenho pouco de receio queria saber se tem peessos afim de fazer comigo tenho 53 anos sonho com isto deixo até meu what zap para aqueles q queira fazer amizade comigo pra planejar isto 11997806887 valeu
Boa tarde Maya Santana,da mesma forma que uma amiga acima,tenho um sonho de fazer o Caminho desde minha adolescência quando via meus patrões falarem a respeito na casa que eu trabalhava.Tenho 56 anos mais isto não é problema,amo caminhar é como se ganhasse novas energias e tenho ótimo condicionamento físico graças Deus.Gostaria de saber da agenda para 2017,quero saber todos os custos,e quais os melhores meses do ano para fazer a viagem.Muito grata att
Maria Jose vamos…adorei temos a mesma idade…vai ser bom tua companhia. .bjs
Salve queridos, paz!
Como jah fiz o caminho de Santiago duas vezes e dezenas de trilhas no Brasil e ateh fora dele, alem de escrever dois livros sobre as aventuras a Machu Picchu e a Compostela, muito me procuram para dar dicas sobre caminhadas.
Foi por isso que espirei e agora criei o Retiro-Caminhada de preparacao ao caminho de Santiago de Compostela. Vai ser no feriadao de setembro e podera, tambem, ser a genese de um grupo para fazer o caminho em 2017.
Mais detallhes, acesse: http://www.oikos.org.br/programacao/caminhada-contemplativameditativa/
Excelente espaço.
Pretendo fazer o caminho em 2018, pois meu maior desafio é preparo físico também porque já tenho mais que cinquenta anos.
Pretendo me preparar e depois fazer os dois caminhos preparatórios no RS e entrar em contato com vocês em POA.
Forte abraço.
Cecília
Olá Cecília, pretendo fazer o Caminho também em 2018. Meu e-mail é: marcoslisboacosta@bol.com.br
Abraço.
Marcos Lisboa
Sou Luiz Thadeu, de São Luís do Maranhão, estou dando uma volta ao mundo . Estou em Manila, e nesta viagem pela Ásia, ultrapasso cem países visitados em seus anos. Detalhe, ando de muletas, pois sofri um grave acidente automolilístico e passar quatro anos em cima de uma cama, resolvi sair pelo mundo. Gostaria de saber se tem alguém que fez o caminho de muletas? Quero fazer o trajeto mais curto, que sai do Porto. Se tiver slguém que queira ir em agosto, por favor, mantenha contato. Um pouco de minha história, entra no Google e coloca “Volta ao mundo de muletas”. Saúde, sabedoria, sucesso e sorte. Forte abraço.
Tenho 59 anos. O maior sonho de minha vida Eh fazer essa caminhada. N teria uma caminhada menor? Será Q consigo. N me importo levar 6 meses. Qual a maior klometragem entre os albergues? Grata. Thais
http://www.oikos.org.br/programacao/caminhada-contemplativameditativa/
Salve Elizane, paz!
Gratidão por divulgar nosso retiro-caminhada de preparacao ao caminho de Santiago, marcado para o feriadão de setembro.
Apareça!
E um bom caminho,
Mhanoel Mendes
http://www.oikos.org.br
Oi Thaís!!!! Tenho quase sua idade e tbem sonho com o caminho. Sou do interior SP quem sabe poderíamos ir juntas….
Oi. Há pessoas de todas as idades no caminho. Como para obter a “Compostelana” basta fazer 100km a pé até à Catedral de Santiago, pode sempre viajar até Vigo (Espanha) e fazer a pé o caminho. São 118km. Ou até ao Porto (Portugal) e apanhar o comboio até Vigo. Fazendo o que se chama o Caminho Português. Depois há o do litoral e ainda o do interior. Mas o primeiro é o mais habitual.
Depois há o caminho francês, mas isso há-de ser planeado mais tarde 🙂
Em média os albergues distam entre 20/30km ou menos entre si. Sobretudo em Espanha. Mas tirando os albergues há pensões, alugam-se quartos etc etc.
Os “oficiais” estão aqui todos. http://www.vialusitana.org/caminho-portugues/albergues/
Bom caminho!
Cumprimentos desde Portugal.
Obrigado
Pessoal, fiz o caminho em 2006. Experiência indescritível. Incentivo que façam. A língua não é problema gesto é universal, todos se entendem no final. Sai daqui sozinha. Encontrei 38 brazucas. Não tenha medo. O caminho é seguro, não tive nenhum problema. Tem um site associação dos amigos do caminho, tem dicas ótimas lá. Ultreya et Suseya à todos
Qual o valor do investimento para percorrer o Caminho, incluindo passagens, traslados e pernoites?
Olá amigos do Caminho… Meu nome e Marcio e também já tive muitas dúvidas pra percorrer o caminho… Reuni as informações todas num blog chamado http://www.evoluindonocaminho.com.br
Estou também a disposição para ajudar!!!
Grande abraço e bom caminho!!
Gostaria de saber se organizam o caminho com grupos e respectivas datas.
Grata
Regina Moura
Boa noite!
Um dos meus objetivos é fazer o Caminho de Santiago.
Não tenho a menor noção de como se faz isso. Minha cabeça é são dúvidas:
1 – existe, no Brasil, pessoas que fazem essa peregrinação?
2 – quanto eu teria que economizar para fazer essa viagem?
Tenho 55 anos e esse sonho ainda está comigo.
Um abraço.
Comprei o livro hoje não vejo a hora fe ler
Gostaria de manter contato com alguma mulher que esta querendo fazer o caminho para trocar idéias sou de Jundiaí
Eu farei o Caminho final de abril!
🙂
bom dia por favor gostaria de saber pr eu ter noção essa viagen caminho de Santiago de Compostela preço fica em torno de quanto . Reais ?
Bem democrático o blog… excluiram minha mensagem!
Que alegria ver a foto do nosso grupo na capa da matéria.
A nossa aventura peregrina é narrada em detalhes no livro
SETE CAVALEIROS E UMA ESPADA, Caminho de Santiago de compostela
Editora imprensa livre, buen camiño peregrinos!
Maya Santana boa noite!
Estou querendo fazer o caminho de santiago mas não falo nada de inglês, mas isto hoje tem aplicativos pra isso, então não é problema.
Só gostaria de saber se existe, e você conheça, alguma excursão de BH ou qualquer cidade do Brasil que faça o caminho?
Obrigado!!!