fbpx

Caminho de Santiago para quem tem mais de 50 anos

Por Maya Santana

Daniel Agrela com seu amigo alemão, Elker (E)

Daniel Agrela com seu amigo alemão Elker (E)

*Daniel Agrela

Lembro com detalhes o meu primeiro dia no Caminho de Santiago. Com 25 anos recém completados, cheguei à pequena cidade de Saint Jean Pied Port, no sul da França, tarde da noite. Naquele momento, bares e restaurantes estavam fechando e minha preocupação era encontrar um albergue para passar a noite. Estava muito ansioso para iniciar o trajeto no dia seguinte. 

Fui à oficina de peregrinos e lá recebi todas as recomendações necessárias, incluindo um mapa topográfico de cerca de 30 etapas até Santiago de Compostela. Peguei os materiais e fui em direção ao albergue. Lembro que no quarto havia cerca de oito pessoas, todas interagindo umas com as outras. O clima era de animação. 

Logo percebi que era o mais jovem do grupo. Recostei na cama e passei a ver o mapa referente ao primeiro dia de caminhada. Fiquei em pânico. Como não tinha me preparado muito bem para a viagem, não sabia ao certo todos os detalhes, tanto de quilometragem quanto de altitude. Foi então que me dei conta que na manhã seguinte teria de percorrer cerca de 26 quilômetros partindo de uma altitude de 200 metros (nível do mar) para 1.400 metros (nível do mar). 

15% dos que percorrem a rota milenar têm mais de 60 anos

15% dos que percorrem a rota milenar têm mais de 60 anos

Minha aparência calma tinha desaparecido. Percebendo isso, um viajante alemão veio até mim e matou a charada. 

    • Assustado com o percurso?
    • Assustado é pouco. Desesperado! Acho que não vou conseguir, disse.
    • Pois não fique. Olhe para mim (nesse momento ele apontou para seu rosto e mãos, marcados pelo tempo). Meu nome é Elker, tenho 65 anos e esta é a minha quinta vez no Caminho de Santiago.

Fiquei incrédulo. Para mim, até então, esse trajeto só poderia ser feito por jovens devido à sua dificuldade. Afinal, são 800 quilômetros a serem percorridos a pé. 

        • E por que recorre ao Caminho tantas vezes, perguntei.
        • Desde que me aposentei, tracei como meta de vida percorrer o Caminho de Santiago todos os anos.  Até agora tenho mantido essa minha promessa, e, você não vai acreditar, mas com o passar dos anos parece que o trajeto se torna mais fácil para mim.
        • E os anos não pesam?
        • Minha primeira vez aqui foi difícil. Mas logo percebi que não é o físico que te leva a Santiago e sim o espiritual, o que você tem em mente, explicou. 
Em certos trechos do Caminho a paisagem é deslumbrante

Em certos trechos do Caminho a paisagem é deslumbrante

Conversamos por algum tempo mais e, mentalmente, fui anotando todas as dicas daquele peregrino que, em tom professoral, me ensinava como encarar o Caminho de Santiago. Na manhã seguinte, perdi a hora e fui o último a deixar o albergue. Chovia e o frio castigava. Com as dicas do simpático Elker assimiladas, tomei coragem e parti rumo ao meu caminho. E não é que ele estava certo?

Veja aqui as dicas dele:

1 – Não encare o Caminho de Santiago como uma corrida. Se sentir que seu corpo não vai aguentar, pare, descanse e recomece no dia seguinte;

 2 – Ser jovem pode ajudar, mas não é essencial para fazer esta viagem. Às vezes, um bom motivo para caminhar vale mais do que alguns anos a menos; 

3 – Caminhe sempre  com um cajado para auxiliar na subida, para dar impulso, e na descida, para proteger os joelhos; 

4 – Use um chapéu para se proteger do sol; 

5 – Consulte sempre os mapas das etapas, mas não se prenda a eles. Aprecie a paisagem que está a sua volta e caminhe para dentro de si; 

6 – Beba bastante água, mesmo que não esteja com sede; 

7 – Se puder, leve consigo sempre algo simples para comer. Nem todos os lugares do Caminho oferecem infraestrutura de bares e restaurantes;

8 – Leve fotos da família. Elas são importantes para os momentos de saudade; 

9 – Não sobrecarregue as costas com uma mochila excessivamente pesada. Escolha itens essenciais para acompanhá-lo no trajeto; 

10 – Quando os pés estiverem cansados, não se dê por vencido. Caminhe com o coração.
* Daniel Agrela é jornalista e autor do livro “O Guia do Viajante do Caminho de Santiago, uma vida em 30 dias”.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

6 + dez =

58 Comentários

Avatar
Marya Santos 16 de outubro de 2017 - 12:02

Paulo, tbm farei 60 anos em 2018 e será meu presente. Vou fazer o caminho francês em maio/18, saindo de Roncesvalles. Que bacana ler essas palavras!

Responder
Avatar
Paulo Silva 25 de agosto de 2017 - 12:10

Esse foi meu presente de aniversário de 60 anos.
Frequentei as reuniões da AACS, no Rio de Janeiro, e aprendi muito.
A viagem é linda e inesquecível.
Vão que não haverá arrependimento.

Responder
Avatar
Fernando Alvarenga 21 de agosto de 2017 - 20:25

Sou Português, faço peregrinações a Santiago de Compostela desde 2010 . Vou agora em Setembro fazer o Caminho do Norte ou da Costa se terminar serão 15 ( Quinze peregrinações ) todos os principais caminhos já fiz !
tenho 71 ano e tenho pena de ter que parar um dia ! como vi escrito já num caminho .. ” Os Caminhos não tem fim ….. os nossos passos sim !

Responder
Avatar
Yeda MS Machado 22 de março de 2017 - 16:32

Gostei bastante de conhecer mais um cantinho ,de gente como a gente,preocupada com a boa qualidade de vida de idosos.

Responder
Avatar
Ana Nunes 12 de março de 2017 - 23:58

Olá Daniel, sonhei por 22 em fazer o Caminho de Santiago, naquela época não tinha nenhuma condição, nem tempo ou dinheiro mas tinha a certeza que um dia meu sonho seria realizado.
Enquanto sonhava li muito a respeito, pesquisei muito, assisti vídeos no Youtube e comprei seu livro, que é um guia maravilhoso!
Finalmente aos 62 anos lá estava eu, sozinha em Saint Jean Pied Port realizando meu sonho. Eu me beliscava para ter certeza que era real, foi muita emoção!!!
Percorri quase 800km até Santiago de Compostela, com minha mochila nas costas e meu par de bastões sem nenhum arranhão e sem bolhas, no final ganhei o meu prêmio precioso, a Compostela conforme sonhei. Um dia voltarei.
Pessoal, não tenham medo, preparem-se, pesquisem, façam treinos de caminhada, realizem seus sonhos com fé que a caminhada é longa e desafiante mas a alegria da chegada é uma sensação inenarrável! Buen Camino a todos!!!

Responder
Avatar
Ana Mariza Lazzeris 9 de novembro de 2016 - 09:10

Gostaria de receber seu livro, quero muito fazer este caminho, estou numa fase de minha vida que vai ser fundamental proporcionar este encontro comigo mesma . Eu e Deus !!

Responder
Avatar
Dominique Antonini 4 de janeiro de 2016 - 16:43

Gostaria de obter informações do Caminho de Santiago de Bike à partir da França

Responder
Avatar
José Barbosa 16 de outubro de 2015 - 09:42

O caminho começa quando na nossa cabeça a ideia anda a rondar. Felizmente este ano tive o privilégio de o fazer, saindo de casa. Foi uma das experiências mais valorosas por que passei. Rezo para que todos os anos consiga fazer um troço porque sinto que todos os caminhos são diferentes e há uma sensação de crescimento espiritual. O meu dia-a-dia é sempre num corre-corre e sinto necessidade desse retiro espiritual, como fosse um carregar de baterias. Desejo a todos que o queiram fazer, um bom camino!

Responder
Avatar
maria teresa marinho mauad 15 de outubro de 2015 - 17:20

Estamos formando um grupo para Maio de 2016, com apoio de VAN para bagagens ou imprevistos,
guia fluente em espanhol e motorista brasileiros . Restam duas vagas, quem se interessar em nossa companhia entre em contato com a organizadora do grupo pela pagina Buen Camino o caminho de Santiago sob medida.

Responder
Avatar
Rosilene ab8ntes 15 de outubro de 2015 - 15:08

Acalento um sonho de fazer essa jornada, com certeza vou realizar, não tenho noção de como iniciar. Poderia me dar umas dicas. Agradeço. Para

Responder
Avatar
Maria do Socorro Neves Canuto 15 de outubro de 2015 - 14:51

Pessoal, pelo que li tem muitas pessoas querendo fazer o Caminho. Se montássemos um grupo para abril de 2016. Fiquei animada. Sou de Campinas-sp

Responder
Avatar
Nobue M perciani 23 de outubro de 2015 - 21:35

Gostei tbm gostaria. Moro em Itatiba -Sp.

Responder
Avatar
Cristina 15 de outubro de 2015 - 13:03

Sempre que leio alguma experiencia de quem ja fez o caminho de Santiago eu choro,tenho 48 anos hoje e quero fazer o caminho, confesso que tenho medo, muito medo,mas me emociona todas essas experiencias sinto que viajo com eles.

Responder
Avatar
José Barbosa 16 de outubro de 2015 - 10:34

Caríssima,

O medo de iniciar o caminho sempre existe em virtude de ser uma experiência nova mas com a preparação adequada, toda gente o faz. Este ano o fiz pela primeira vez e saí de casa (Braga-Portugal). Foram 8 dias de uma experiência valorosa. Sempre digo que é impossível transmitir o que se sente porque é muito pessoal. Só fazendo.
Se tem essa vontade, não tenha medo, e até pode começar sozinha mas nunca acabará sozinha. Nunca!
Se precisar de alguma dica acerca é só pedir. Um bom caminho, sempre!

Responder
Avatar
Joy Rodrigues 6 de setembro de 2015 - 12:59

Ola Daniel

Pretendo percorrer o Caminho Frances em 2016 a partir de segunda quinzena de abril, seu livro esta me ajudando muito no meu planejamento é bem objetivo e didatico.

Toda dica e orientação é muito bem vida.

Grato

Responder
Avatar
Gerson Luiz Roos 15 de julho de 2015 - 08:24

Ainda faço essa jornada.

Responder
Avatar
sandra 14 de julho de 2015 - 20:07

estou comecando me informar sobre este caminho.

Responder
Avatar
maiza ribeiro 14 de julho de 2015 - 10:23

Caros, bom dia, sempre tive esta vontade e hj com 50 anos, ainda não fiz, preciso saber como devo me preparar.

Responder
Avatar
roseli 2 de maio de 2015 - 17:52

Desejo participar dessa Expedição ! Como fazer inscrição e qto custa ?????????????

Responder
Avatar
Ana Lúcia 26 de abril de 2015 - 22:05

Meu grande sonho é fazer esse caminho. Tenho 59 anos, será se vou conseguir?

Responder
Avatar
Rose de Figueiredo 26 de abril de 2015 - 06:01

O caminho para Santiago de Compostela há muito está nos meus planos. Tomara Deus eu o siga um dia realizar esse sonho….

Responder
Avatar
lucia dalposso 25 de abril de 2015 - 01:28

maravilhoso o comentário em 2001 fiz o Caminho de Santiago amei… dia 09/06 irei de novo c/ uma amiga e será maravilhoso tenho certeza…

Responder
Avatar
Regina Moura 24 de abril de 2015 - 20:32

Vou fazer o caminho pela primeira vez. 60 anos – Feliz e entusiasmada

Responder
Avatar
Maria do rosário de Lima Cavalcante 24 de abril de 2015 - 19:52

Se é verdade que toda peregrinação começa no momento que vc decide fazê-la eu estou no Caminho de Santiago desde 1990, uma decisão tomada junto com meu filho, mas ele fez sua última viagem e eu fiquei sem chão, hoje com 72 anos percorro muitas vezes nos livros e reportagens sobre o caminho. Quem sabe um dia ainda chegue à cidade de Saint Jean Pied Port rumo a Roncesvales a curto prazo e a longo prazo Santiago de Compostela (Campo de Estrela ).

Responder
Avatar
tania rocha 8 de abril de 2015 - 10:12

vou fazer o caminho em setembro estou super. empolgada querendo saber tudo sobre o caminho

Responder
Avatar
betho feliciano 23 de março de 2015 - 09:40

Buen camino!
Realmente a idade não impede o ser “caminhante”, o ser “peregrino”. A meta, seja ela qual for, é conquistada através da força do espirito.

https://www.facebook.com/bethofe/media_set?set=a.969705349712813.1073741830.100000200705989&type=3

Responder
Avatar
Zulma de Souza 23 de março de 2015 - 02:45

É um sonho que alimento. Não sei se nesta passagem conseguirei. Estou nas mãos de Deus. Se não for nessa, quem sabe na outra encarnação. Está em meu coração o desejo de realização. Parabéns aos que conseguiram. Beijos.

Responder
Avatar
Zulma de Souza 23 de março de 2015 - 02:40

Um sonho de consumo: Fazer esse percurso. Mas, entrego nas mãos de Deus

Responder
Avatar
Márcia 22 de março de 2015 - 20:55

O caminho de Santiago sempre foi um desejo que acalento em meu coração á mais de trinta anos e tenho certeza que um dia vou fazer a minha caminhada! Abraço afetuoso

Responder
Avatar
Gesner 21 de março de 2015 - 19:22

O livro eu já adquiri. E tenho a pretensão de fazer o caminho logo que me aposentar,daqui a dois anos.

Responder
Avatar
Beatriz Alves 21 de março de 2015 - 19:03

Tenho 58 anos, e esperança de fazer o caminho, espero que estas informações sejam um sinal positivo para a realizaçao deste sonho…Abraços

Responder
Avatar
Vera 21 de março de 2015 - 15:40

Já fiz o Caminho 2 vezes. O Francês e o do Norte. Pretendo fazer novamente o Francês
Hoje tenho 64 e o meu marido 70.
Adorei.!!!!!

Responder
Avatar
Sueli Pasternak 24 de novembro de 2019 - 22:31

Obrigada Daniel. Suas dicas são maravilhosas. Pretendo fazer o Camino se assim me for permitido por Deus, o poder maior. Seu livro tem sido meu acompanhante de pesquisa assim que tomei a decisão. Embora haja algumas etapas a serem vencidas, minha meta e fazer o Camino no próximo ano no final do terceiro semestre.

Responder
Avatar
Hermes 16 de janeiro de 2015 - 15:54

Ja passei por isso há 10 anos..kkkk e vou fazer novamente em setembro, si Deus quizer..tenho hoje 70 anos . ULTREIA E SUSSEIA PEREGRINO BOM CAMINHO.

Responder
Avatar
Rose Almeida 6 de janeiro de 2015 - 13:55

Também, tenho o desejo em meu coração de fazer o Caminho de Compostela, com fé e paciência irei de conseguir. Estou estudando e colhendo informações sobre o trajeto. Obrigada pelas dicas e pelo belíssimo texto.!!! Paz e Bem !!! E Bom caminho a todos!

Responder
Avatar
neusa flores 10 de dezembro de 2014 - 13:52

É o meu projeto de vida, mas tenho 65 anos não sei se conseguirei realiza-lo

Responder
Avatar
Francisca de Oliveira Calegari 14 de outubro de 2014 - 01:27

Brilhante texto !!! Obrigada !

Responder
Avatar
Maria Christina da Costa 19 de julho de 2014 - 15:31

Oi amigo de caminhada eu também amo caminhar mas já passei do 60 e quase chegando aos 70 anos e sempre sonhei em fazer essa caminhada para dentro de mim mesma mas meus pés e joelhos são os meus desafios Como fazer então?
bjs com carinho Christina

Responder
Avatar
Maria Eufrásia de Carvalho Mota 10 de junho de 2014 - 21:23

Como desejaria fazer esse caminho ,mas creio que só em outra vida .Daniel tenho os pps O caminho de Santiago ,estou tentando recuperar todos .Arrombaram meu apartamento e levaram meu HD externo onde guardava os pps preferidos .Perdi mais de 5000 lindas mensagens colecionadas durantes anos .Bom estou recuperando ,peço à todos os meus amigos mas, nem todos guardam tantas mensagens .Amo esse caminho e creio que seja como Elker falou é para ser feito com o coração e, com esse já fiz várias vezes .Sabe chego à sentir o cheiro de chuva quando alguém comenta sobre isso e estou”fazendo” o caminho.Que bom que há pessoas que não se importam em partilhar as maravilhas vividas.Obrigada.

Responder
Avatar
Gilberto Sena 31 de maio de 2014 - 20:14

tenho 65 anos fui o ano passado no mes de setembro, subí os perineus, mas só andei até Belorado cerca de 300 km deu um piripaqui no joelho …uma tal de tendinit pata de ganço, mas esse ano estou me preparando pra pagar minha dívida…o restante do caminho 520 km..acho que minha mochila ia com uns 11 kg esse ano não vai passar de 7…

Responder
Avatar
Edmilson 21 de outubro de 2017 - 21:10

Eu também quero participar de algum grupo experiente
Meu Facebook​ Edmilson Matheus

Responder
Avatar
Edmilson 21 de outubro de 2017 - 21:15

Gilberto Sena eu gostaria de conhecer mais a sua história , meu zapp é 21967285719

Responder
Avatar
Luiz cesar dias 21 de agosto de 2020 - 23:55

Lendo esse relato lembrei de minha caminhada . Linda cidade e emoção tempo todo. Variações climáticas, comportamentais, gastronômicas, espirituais . Percebi que o mundo tem cura. Você não percebe religião, crença, raça, cor, dinheiro, apenas Vidas. Fiz uma pequena parte com meu estimado cunhado Altino, e valeu muito a pena. UTREIA. UM DIA TALVEZ…..

Responder
Avatar
Almira Castilhos de Lima 31 de maio de 2014 - 19:14

Completei o Caminho em maio de 2013 , o objetivo foi de cumprir e fechar um dos periudos da minha vida , e também testar a minha capacidade fisica , pois com 75 anos completados em novembro/13 . Encontrei neste Caminho tudo o que imaginei encontrar , pelo que tinha lido e assistido em video , a única coisa para a qual não havia me preparado foi encontrar muita neve , pois haviam me dito que o mês de maio seria o mais propicio .
Físicamente estava preparada , mas cumpri a minha meta que seria me alimentar a cada 3 (tres) horas e tomar muita água , e apesar de passar um pouco de frio pude completar todas as etapas com muita disposição e satisfação redobrada .

Responder
Avatar
marlene hickmann 23 de outubro de 2015 - 09:25

olha so o comentario que encontrei querida Almira. Saudades do caminho

Responder
Avatar
Daniel Agrela 29 de maio de 2014 - 22:08

Olá amigos, boa tarde!

Muito obrigado pelos comentários referentes ao artigo. Espero que as palavras sirvam de incentivo para vocês trilharem esta rota tão especial. Maximéia e Orlando, o livro está disponível nas principais livrarias do Brasil. Pelo Facebook é possível comprar por desconto. Segue o link:https://www.facebook.com/ocaminhodesantiago/app_206803572685797

Um abraço,
Daniel

Responder
Avatar
Dayse Viana 17 de outubro de 2015 - 01:25

Daniel, já percorri o Camino por duas vezes. A primeira vez com meu pai e a segunda com a minha filha e ele continua me chamando. Adquiri recentemente o seu livro guia. Gostei muito, estava faltando um livro nesse estilo escrito para brasileiros. Com fé em Santiago de Compostela e São Francisco de Assis, irei usá-lo na minha próxima jornada.
Buen Camino!
Dayse Viana

Responder
Avatar
Angela Leitao 17 de outubro de 2015 - 15:39

Li aliás engoli seu livro e pretendo levá-lo comigo: em maio meu marido e eu iniciaremos nossa jornada(61/65 anos) e com muita vontade! Acho que comecei há 3 meses a fazer o Caminho dentro de mim. Grata pelas dicas. Obs: irei por Paris e de trem alcançarei SJPP!

Responder
Avatar
Elizete Fiorese 23 de agosto de 2017 - 19:18

Tenho muita vontade de fazer o caminho, porem ñ encontro companhis, queria saber da possibilidade de me juntar a vcs.

Responder
Avatar
Maximéia 29 de maio de 2014 - 20:47

Olá Daniel,

Gostaria de obter seu livro.

Como faço?

Abraço.

Maximéia

Responder
Avatar
claudio mauricio 29 de maio de 2014 - 20:45

Gostei, porque tenho 62 anos e vou encarar, pela vez primeira, o Caminho.
Obrigado pelas dicas.
Abçs

Responder
Avatar
Doroti 20 de outubro de 2015 - 16:31

estou com 65, já há algum tempo penso fazer o caminho mas ainda não tive coragem.
Já foi duas vezes á Santiago, mas não fiz o caminho, ainda.
Estou me fortalecendo para 2016.

Responder
Avatar
maria francinete rocha 6 de junho de 2016 - 08:15

Que bom, eu tenho um sonho de fazer essa caminhada, tenho 50 anos estava preocupada com a idade, mas vejo que isso não tem problema. Vá faça sua viagem e aproveite a vida, a paisagem, o momento de refletir desejo a você boa viagem. Se pudesse ia junto, mas com certeza no próximo ano em setembro eu irei porei isso como meta pessoal.

Responder
Avatar
Miriam Bueno da Cunha 29 de maio de 2014 - 16:55

Linda sua história! Tenho o sonho de ainda fazer o caminho de santiago,espwro um dia ainda conseguir!Guardarei estas dicas!

Responder
Avatar
marcia leite lopes 29 de maio de 2014 - 15:29

Quero fazer o caminho ano que vem.

Responder
Avatar
orlando Gomes de Lisboa 29 de maio de 2014 - 15:20

Gostaria de ter seu livro !

Responder
Avatar
ivone usinge 29 de maio de 2014 - 14:19

o senhor nos guia .amém

Responder
Avatar
Vanilda 29 de maio de 2014 - 14:06

Muito bonito e comovente ouvir de pessoas que fizeram o caminho de Santiago de Compostela, tenho essa vontade a muitos anos e sei que quando Deus permitir eu irei, parabéns

Responder