Cantora brasileira ganha prêmio importante em NY

Por Maya Santana
Monica Vasconcelos, 47, é uma profissional pra lá de competente

Monica Vasconcelos, 47, é conhecida no cenário musical londrino

Qual não foi a minha alegria esta manhã ao me deparar com a notícia sobre o prêmio concedido em Nova York a Mônica Vasconcelos, querida e saudosa colega de trabalho na redação da BBC Brasil, em Londres, na década de 90. O prêmio por seu programa de rádio sobre a bossa nova é um dos mais importantes do mundo. Paulista, Mônica é profissional talentosa e dedicada, com uma delícia de voz.

Leia o artigo da BBC Brasil sobre o maravilhoso feito da cantora:

A jornalista da BBC Brasil Monica Vasconcelos ganhou o prêmio máximo na categoria Cultura e Artes no Festival Internacional de Nova York de melhores programas de rádio do mundo.  Monica, de 47 anos, apresentou em inglês o documentário The Secret History of Bossa Nova (A História Secreta da Bossa Nova), veiculado na BBC Radio 4 em setembro do ano passado.

A série tem produção do britânico Simon Hollis e foi comissionada pela BBC à produtora Brook Lapping, reconhecida por documentários sobre política internacional.  A cerimônia de premiação ocorreu em Manhattan, em Nova York, na última segunda-feira, 23.

Clique aqui para ouvir os 12 episódios da série.

Radicada há mais de duas décadas em Londres, onde trabalha no serviço brasileiro da BBC, Monica considerou o prêmio uma vitória “como cantora, musicista, brasileira e jornalista”. “Foi, sem dúvida alguma, um dos pontos altos da minha carreira”, afirmou. Ouça Mônica cantando:

Na avaliação de Monica, o grande diferencial do documentário foi “contar a história da bossa nova segundo um ponto de vista brasileiro, mas em inglês”.

“Inúmeros documentários já foram feitos sobre a bossa nova, mas sempre pelo prisma da cultura britânica. Resolvemos inverter essa norma. Além disso, situamos esse estilo musical no contexto político, cultural e social em que ele surgiu”, disse, acrescentando: “Fiquei com lágrimas nos olhos quando vi o documentário finalizado”, acrescentou. Clique aqui para ler mais.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais