Artigos

Carro da VW faz 111 km com 1 litro de diesel

O XL1 será o carro mais econômico já fabricado
O XL1, cujo preço não foi divulgado, será o carro mais econômico

Após anos de testes e desenvolvimento, o Volkswagen XL1, enfim, se tornará realidade. A marca alemã confirmou nesta quinta-feira que apresentará o modelo no Salão de Genebra, para em seguida dar início à sua produção, em Osnabrück, na Alemanha. Híbrido do tipo plug-in, o XL1 promete rodar até 111 km/l, se tornando o carro mais econômico do mundo em produção.

Um dos responsáveis pela marca é o sistema híbrido, composto por um motor turbodiesel de 800 cm³, 48 cavalos de potência e dois cilindros conectado a um propulsor elétrico de 20 kW (27 cv). Equipado também com um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, o XL1 faz de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 159 km/h. Outra vantagem atribuída ao XL1 é sua capacidade de rodar até 50 km usando apenas o motor elétrico.

Terá câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas
Terá câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas

Quanto às dimensões, o XL1 tem 3,8 m de comprimento, 1,66 m de largura, 1,15 m de altura. Seu peso, que também contribuiu potencialmente para o baixíssimo consumo, é de 795 kg, graças ao uso de fibra de carbono e alumínio. O conceito que originou o XL1 apareceu pela primeira vez em 2002, com o 1-Litre Car Concept. Em 2009 o modelo reapareceu, como L1 Concept, já com as linhas que lhe dão forma atualmente. Com coeficiente aerodinâmico de 0.189 cx, o modelo também é considerado o mais aerodinâmico atualmente. O sistema de abetura das portas é um dos destaques do modelo, que ainda troca os retrovisores externos por câmeras que captam as imagens e as exibem em monitores no interior do carro.

O modelo tem produção confirmada na fábrica da Karmann, em Osnabrück, na Alemanhã. Comprada pela VW, a unidade também produz o VW Golf Cabriolet e o novo Porsche Boxster. Ainda de acordo com a VW, o primeiro lote de produção será de apenas 50 carros, todos destinados a Europa. O preço ainda não foi divulgado.

http://youtu.be/upAwP1gRVBc

close

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todas as semanas

Prometemos que nunca faremos spam! Dê uma olhada em nossa Política de Privacidade para mais informações.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =

Botão Voltar ao topo