fbpx

Cartas entre Fernando Pessoa e a namorada

Por Maya Santana


Ofélia Queiroz foi a 1.ª e, aparentemente, única mulher na vida do poeta

Professora auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses da Universidade Nova de Lisboa, Manuela Parreira da Silva há muito voltou suas atenções para o estudo do espólio de Fernando Pessoa – mas também de outros autores do Modernismo Português.

Depois de ter publicado Realidade e Ficção – Biografia Epistolar de Fernando Pessoa (em 2005) reuniu agora num só volume a correspondência entre o poeta e a única namorada que se lhe conhece: Ofélia Queiroz. O resultado, Cartas de Amor de Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz, publicado pela Assírio & Alvim, é surpreendente, mesmo para quem julga saber quase tudo sobre o autor mais múltiplo que a Lusofonia conheceu. Leia a seguir, a entrevista exclusiva que a estudiosa portuguesa concedeu, em Lisboa, ao Estadão:


Livro surpreende até quem julga saber quase tudo sobre o autor

Com que imagem a senhora fica da relação entre Pessoa e Ofélia após a reunião das cartas num só volume? É diferente da que tinha antes?

Ler as cartas em sequência cronológica permite ter uma ideia muito mais aproximada do que teria sido, de fato, a relação amorosa de Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz. É como se tivéssemos nas mãos um romance epistolar, em que os dois protagonistas dialogam, combinam encontros, lamentam os desencontros, manifestam, sem pudor, a saudade, o desejo e confrontam dúvidas, expõem incompatibilidades, escondem e desvelam inquietações.

A uma carta segue-se a resposta, mas, por vezes também, o silêncio do outro (quase sempre o dele). Outras vezes, a uma carta segue-se outra do mesmo remetente, escrita na pressa da paixão (sobretudo a dela) ou há duas cartas que se cruzam no tempo e criam equívocos. Enquanto leitores, podemos, de fato, acompanhar o dia a dia do casal de namorados, e imaginar mesmo, nas entrelinhas, aquilo que não é possível ser presenciado (lido) por se ter passado, por assim dizer, fora da cena epistolar. Leia mais em www.estadao.com.br

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





2 Comentários

Gus 17 de setembro de 2012 - 04:34

Incríѵеl post! Inicialmente, eu
encontrеi seu blog ou menos uma semana atrás, e eu quеro assinar ο seu feed
RЅS.

Μу web sіtе; quеro uma namогada

Responder
admin 17 de setembro de 2012 - 10:07

Vou visitar o seu blog. Bom que tenha descoberto do 50emais. Volte sempre. Muito sucesso pra você!

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais