
50emais
O 50emais publicou aqui, em 2016, um artigo completo sobre esse projeto: oito amigos de longa data decidiram construir uma pequena vila para viverem a experiência de envelhecer juntos. O plano deles deu muito certo. Mas o final do projeto foi inesperado.
A história é a seguinte Depois de 20 anos de amizade inseparável, um grupo formado por quatro casais teve a ideia de comprar um terreno e construir ali casas, para viver juntos o resto de suas vidas. Foi então que os integrantes pegaram suas economias, contrataram um arquiteto e deram origem, nas margens do rio Llano, na região de Austin, Texas, a uma pequena vila com tudo que eles poderiam precisar.
O projeto, batizado de Llano Exit Strategy era constituído de quatro cabines de 40 m², cada uma custando, na época, aproximadamente US$ 40 mil, com uma cama queen-size, um sofá, um banheiro e uma varanda.
Eles adotaram todas as normas de sustentabilidade possíveis: as construções idênticas têm telhados inclinados com barris que podem armazenar até 20 mil litros de água da chuva, paredes reflexivas que impedem a entrada de calor no verão e janelas com isolamento especial.
O interior de cada foi feito de madeira compensada, material que mantém os custos baixos e ainda passa a sensação de aconchego e amplitude.

Mesmo ainda faltando um bom tempo para a chegada da aposentadoria, o grupo de amigos adorava passar o maior tempo possível nas casas que construíram.
Leia também: Moradia: com envelhecimento da população, mercado imobiliário se reinventa
A partir do momento em que se mudaram para o local, em 2016, começaram a chamar a atenção. Receberam inúmeras propostas de compra, que sempre recusaram. Até que, em 2024, a coisa mudou.
Surgiu uma proposta irrecusável e eles acabaram cedendo: venderam a vila por 3 milhões de dólares para um empreendedor que vai transformar o local numa área aluguel bnb.
Leia também:
Queda do Presidente ilustra importância de adaptar moradias para a 3ª idade
Moradia: onde você vai viver os últimos anos de sua vida?