Casamentos Proibidos

Por Maya Santana
Aos 53 anos, Madonna está namorando o bailarino Brahim Zaibat, de 24

Aos 53 anos, Madonna está com o bailarino Brahim Zaibat, de 24

Mirian Goldenberg

O casal formado por mulher bem mais velha que o homem sofre mais preconceito das próprias mulheres.

Tenho pesquisado casamentos em que as mulheres são bem mais velhas do que os maridos. Muitas vezes, os filhos delas, de relações anteriores, têm a mesma idade dos maridos atuais.

Se a juventude é um valor e o corpo é um capital na cultura brasileira, por que está crescendo o número de homens que preferem mulheres mais velhas?

Os homens pesquisados revelam admiração, respeito, amor, desejo e reconhecimento pelas esposas.

Dizem que elas são superiores a qualquer outra mulher justamente por serem mais velhas, experientes, maduras. Essas qualidades, para eles, são mais atraentes do que um corpo jovem.

Para as pesquisadas, o olhar dos outros sobre o casal é motivo de constrangimento e de vergonha. Elas têm medo que pensem que o marido está interessado apenas no dinheiro, no poder ou no status delas.

Já os maridos afirmam que não se incomodam com a opinião dos outros.

Elas são mais vulneráveis e atentas à desaprovação social. Dizem que os maiores obstáculos ao casamento vieram das próprias mães e sogras. As filhas delas também provocaram conflitos no início.

Esse tipo de casamento parece sofrer mais preconceito justamente por parte das mulheres. Elas se preocupam mais com a opinião dos outros e criam mais obstáculos ao relacionamento.

Os casais que estudei, ao inverterem a regra segundo a qual os homens devem ser mais velhos, revelam uma lógica compensatória.

Elas têm mais idade, mas são consideradas menos infantis, menos ciumentas, menos dependentes do que as mulheres mais jovens.

Eles têm menos idade, mas são mais atenciosos, mais românticos, mais respeitosos do que os homens mais velhos. Leia mais em folha.com.br


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais