fbpx

Cassia Kis diz que aprendeu a ser mais simples

Por Maya Santana

A atriz  diz que, com a idade, aprendeu a economizar

Aos 56 anos, a atriz gosta de dizer que é ‘uma atriz de 60 anos’

Aos 56 anos, a atriz Cássia Kis Magro dá nova mostra de sua natureza ousada: acaba de raspar a cabeça. Sempre admirei Cássia não só por seus dotes artísticos, mas por sua absoluta honestidade. Nesta entrevista a O Globo, ela instruiu o fotógrafo a não se desfazer das “imperfeições” de seu rosto através do photoshop, artifício tão apreciado por famosos e famosas.

Leia a entrevista e veja a galeria com 12 imagens da atriz:

[tribulant_slideshow gallery_id=”19″]

O armário da cozinha da atriz Cassia Kis Magro, 56, guarda uma panela pequena, preta e desgastada de ferro. O objeto é testemunha de uma vida de privações, em seus primeiros anos no Rio. Era um dos poucos pertences da atriz quando ela, em 1981, começou a carreira na televisão. Ganhava menos de R$ 50 por dia na TV Educativa, cachê que cobria apenas o aluguel de uma quitinete no Catete, mobiliada com um colchão, um punhado de roupas e meia dúzia de livros. Na panela, ela cozinhava diariamente uma cumbuca de arroz integral, seu único alimento por meses.

— O dinheiro não dava para mais nada além do aluguel. Foi um dos momentos mais importantes da minha vida. Não vou dizer que foi o mais feliz, mas eu estava tão focada e presente — lembra Cassia, enquanto descasca cabeças de alho para temperar o jantar para os quatro filhos (Joaquim, 19 anos, Maria, 17, Gabriel, 13, e Miguel, 10), o (terceiro) marido, o afilhado, a repórter e a assessora de imprensa da TV Globo.

Nascida e criada num cortiço em São Caetano do Sul, Cássia teve uma infância marcada por trabalhos domésticos e palmadas (“Eu apanhava pra cacete”, já revelou) dadas por sua mãe, uma mulher com transtorno mental detectado tardiamente, que chegava a sumir por dez dias e que expulsou de casa a atriz, então com 15 anos. Cassia já declarou ter tido depressão e bulimia e sofrer de transtorno bipolar por décadas. Superou as tragédias e dramas de sua vida.

— É no gerúndio. Estou superando. As encrencas da vida são diárias — corrige.

Sem estratégias de marketing, decidiu revelar os seus problemas ao público em entrevistas ao longo da carreira para mostrar que é como qualquer um.

— As pessoas não podem achar que estamos imunes a tudo e que nossa vida é maravilhosa. Tenho problemas, oras, tenho quatro filhos. Quer mais problema que isso? Não tenha dúvida: filho é uma maravilha, mas é uma encrenca.

Econômica até nos sapatos

Na contramão do uso do Photoshop, Cassia pede ao fotógrafo Murillo Meirelles que não apague suas “imperfeições”. Ela gosta de dizer que “é uma atriz de 60 anos”, embora tenha 56. Exibe linhas e rugas mapeadas no rosto com a satisfação de quem viveu. O corpo é magro, resultado de quase 40 anos de alimentação vegetariana. As unhas não estão pintadas. O cabelo está raspado, depois de ser destruído pelo excesso de química do último trabalho. Os seios são naturalmente bonitos: de quem amamentou quatro filhos e sacudiu o país ao estrelar, em 1989, uma campanha de prevenção do câncer de mama. Uma mulher grisalha que encontra a beleza longe da imposição do Botox e das plásticas e que tem como ícone a atriz Tilda Swinton, inspiração para os looks do ensaio mostrado na galeria acima. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

dois − 1 =