fbpx

O centenário do artista que ocupa lugar único na cultura mundial

Por Maya Santana

Conhecido como "A Voz", por sua capacidade vocal, Frank Sinatra foi também um grande ator

Conhecido como “A Voz”, por sua capacidade vocal, Frank Sinatra foi também um grande ator

Mais de 17 anos após sua morte e com a comemoração neste sábado, 12 de dezembro, do centenário de seu nascimento, Frank Sinatra e seu legado musical continuam a ocupar um lugar único na cultura americana e mundial. Os eventos se multiplicam para prestar homenagens.

Um grande concerto em Las Vegas, incluindo Tony Bennett e Lady Gaga, outro no Lincoln Center, em Nova York, festas temáticas e a colocação de uma placa comemorativa em sua cidade natal de Hoboken, New Jersey: Francis Albert Sinatra está em toda parte.

Um de seus cinco melhores álbuns foi gravado com Tom Jobim

Um de seus cinco melhores álbuns foi gravado com Tom Jobim

Uma caixa especial com quatro CDs, incluindo antigas gravações de rádio, foi lançado no final de novembro e pelo menos dez livros sobre Sinatra foram publicados este ano, explorando o mito deste personagem adorado de lado obscuro.

Para muitos, a persistência de Sinatra no cenário musical americano deve-se, certamente, à densidade de seu trabalho, mas também a falta de um sucessor.
“Há apenas um Frank”, afirma Sid Mark, apresentador do programa de rádio “Sounds of Sinatra”, que emite há 59 anos apenas músicas de Sinatra.

O interesse dos ouvintes, contemporâneos de Sinatra ou não, ainda é “muito forte”, diz o apresentador de rádio de 82 anos, que às vezes oferece maratonas de um fim de semana inteiro sem emitir o mesmo título duas vezes.

Frank Sinatra seguiu o caminho traçado por um outro ícone americano, Bing Crosby, fazendo carreira no cinema ao mesmo tempo em que conquistava um público fiel graças a sua capacidade de estabelecer um laço forte com o público.

Mas “Ol’ Blue Eyes”, um outro de seus muitos sobrenomes, “tinha algo que Crosby não tinha: sex-appeal”, diferencia Sid Mark. “Quando Frank subia no palco transmitia eletricidade. Isso era sentido até mesmo nas gravações”.

Swing e genialidadeFrank Sinatra foi um dos primeiros cantores a dar especial importância ao marketing, ao ponto de capitalizar sua imagem de ítalo-americano de origem humilde, enquanto cuidava de sua aparência, sempre impecável. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais