fbpx

Chico Buarque e Ruffato ganham prêmio literário

Por Maya Santana

Chico foi premiado por seu livro

Chico foi premiado por seu livro “Leite Derramado”

Chico Buarque e Luiz Ruffato estão entre os vencedores da 54ª edição do  Prêmio Literário Casa de Las Américas. “Leite Derramado”, de 2009, rendeu a Chico recebeu um dos prêmios honorários,  outorgados a obras relevantes publicadas em espanhol. No romance, vencedor do  prêmio Jabuti, um idoso internado em um hospital narra suas memórias,  percorrendo de modo desarticulado as várias gerações de sua família. Chico  também é autor de “Budapeste” (2004), “Benjamin” (1995) e “Estorvo” (1981) e “Fazenda Modelo” (1974), entre outros.

Já Luiz Ruffato foi premiado na categoria literatura brasileiro pelo romance “Domingos Sem Deus”. Descrito como uma “obra que retrata o dia a dia do  proletariado brasileiro, realidade pouco visível nas narrativas contemporâneas”, o livro “leva ao limite os padrões da língua normativa e cria uma pontuação e  ritmo próprios”, diz o texto no site do prêmio. “Domingos Sem Deus” encerra o  projeto Inferno Provisório, composto por “Mamma, Son Tanto Felice” (2005), “O  Mundo Inimigo” (2005), “Vista Parcial da Noite” (2006) e “O Livro das  Impossibilidades” (2008).

Luiz Ruffato foi premiado por "Domingo Sem Deus"

Luiz Ruffato foi premiado por “Domingo Sem Deus”

O júri de literatura brasileiro foi composto por Marcelino Freire, Carola  Saavedra e Suzana Vargas, que também concederam uma menção especial a “Carbono  Pautado, Memória de um Auxiliar de Escritório”, de Rodrigo de Souza Leão. O  romance “O Mendigo que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Rotterdam”, de  Evandro Affonso Ferreira, recebeu menção no prêmio.

Criada em 1959 pelo governo cubano, a Casa de las Américas é uma  entidade  dedicada à promoção da literatura, artes, música, teatro e ciências  sociais no continente. Continua em http://migre.me/d4NyS

 

 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





2 Comentários

Zuza Zapata 8 de fevereiro de 2013 - 15:21

Oi,
Muito boa a postagem!
Abraços,
Zuza Zapata
http://www.zuzazapata.com.br

Responder
admin 10 de fevereiro de 2013 - 14:29

Volte sempre, Zuza! Grande abraço, Maya

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais