fbpx

Cidade Madura, um condomínio para maiores de 60 que deu certo

Por Maya Santana

O condomínio, na Paraíba, tem um total de 40 casas, exclusivamente para idosos

O condomínio, na Paraíba, tem um total de 40 casas, exclusivamente para idosos

O condomínio Cidade Madura fica na Paraíba e foi inaugurado em meados de 2014 pelo governo estadual. São 40 casas totalmente adaptadas para pessoas mais velhas de poucos recursos, com espaço para cultivar horta, praça com equipamentos para se exercitar e espaço de convivência. A julgar por esta reportagem do portal G1, publicada já há alguns meses, os moradores do condomínio estão satisfeitos com a vida lá.

Leia:

Foi em João Pessoa que o casal Sílvio Camacho, de 68 anos, e Rosa Maria, de 55, encontrou refúgio para envelhecer junto. Eles procuravam conforto e facilidade no acesso a cuidados médicos e tiveram que se mudar do Rio de Janeiro para a Paraíba por recomendações médicas. Os dois viveram de aluguel no bairro de Mangabeira VIII, mas a solução ideal apareceu em junho de 2014, com a inauguração do condomínio exclusivo para idosos Cidade Madura.

“Esse condomínio é um paraíso pra mim. Tem pessoas que não gostam, mas eu acho isso aqui muito importante. Nós somos muito felizes aqui, temos todo o conforto que nós necessitamos para ter uma velhice sadia e até para alongar um pouco a nossa vida. Tenho tranquilidade. Durmo sabendo que amanhã eu vou estar no mesmo lugar, com esse ar puro, esse conforto”, relatou o idoso.

O Cidade Madura foi inaugurado pelo governo do Estado para abrigar idosos que não têm como comprar suas próprias casas e que conseguem viver sozinhos.

Sílvio e Rosa deixaram o Rio de Janeiro e se mudaram para a Cidade Madura

Sílvio e Rosa deixaram o Rio de Janeiro e se mudaram para a Cidade Madura

Seu Sílvio, carioca, e dona Rosa, paraibana, se conheceram no Rio de Janeiro. Eles se viram obrigados a morar na Paraíba depois que ela fez uma cirurgia para retirar um tumor na medula e ficou paraplégica. Mas a obrigação acabou se tornando um privilégio. “Aqui [no condomínio] nós chegamos com a felicidade de encontrar a casa toda adaptada pra nós. Eu, idoso, e ela, cadeirante. Todas as portas têm um metro de largura, ou seja, ela tem facilidade de circular pela casa, pelo codomínio. Foi uma dádiva, uma bênção de Deus. Agradeço a ele todos os dias”, disse.

Leia também:
Em São Paulo, um condomínio residencial para quem tem mais de 50 anos
Aldeia da Sabedoria para maiores de 60 anos: viver mais e melhor
Foz do Iguaçu constrói vila para pessoas com mais de 65 anos

“Também não é um favor o que eles estão fazendo. É preciso que se deixe claro. Isso aqui é o cumprimento da constituição. Ele [o governador] está investindo 3% do que se investe em habitação popular para as pessoas de baixa renda e idosas. Como nesse nosso país poucos cumprem a lei, isso é uma coisa nova. Isso é um reconhecimento, porque nós que já estamos chegando à terceira idade, ao final da vida, trabalhamos muito para construir esse país riquíssimo”, afimrou seu Sílvio.

Para embelezar o seu lote, seu Sílvio decidiu cultivar um jardim e uma horta em volta da casa. Assim que se mudou, vários restos de obras estavam jogados no quintal, mas ele fez toda a limpeza e está tentando melhorar a condição do solo aos poucos. “Comecei a cuidar do meu solo pra me distrair. É uma terapia”, disse o idoso, que tem formação em paisagismo e agricultura orgânica.Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

18 − 1 =

20 Comentários

Avatar
Lisley Freitas. 21 de setembro de 2018 - 23:16

BOA NOITE .
GOSTARIA DE SABER COMO FUNCIONA ESTE CONDOMÍNIO, QUAIS OS CUSTOS E QUAIS AS EXIGÊNCIAS DESTE, POR FAVOR. PARA COLOCAR UM IDOSO LÁ .

Responder
Avatar
Marileude Fernandes Barbosa 4 de maio de 2018 - 11:23

Gostaria de conhecer o condominio. Poderia me enviar o endereço ou telefone pelo E-Mail?

Responder
Avatar
Wermeson Dantas 2 de novembro de 2017 - 12:59

Como diferenciar uma casa de um idoso que tenha Alzheimer por exemplo! tenho muita curiosidade em relação a isso! Por que se para pessoas sem demência já é complicado imagina para uma pessoa com Alzheimer! Gostaria muito de uma opinião se possível

Responder
Avatar
maria 17 de fevereiro de 2017 - 16:52

muito bom essa iniciativa

Responder
Avatar
thayse izabelle 17 de fevereiro de 2017 - 16:41

Sou estudante de arquitetura e urbanismo , e nesse semestre estamos desenvolvendo um projeto com os idosos do condomínio cidade madura de cajazeiras pb , ao visitar o local foi possível perceber vários erros de projeto , ja que o mesmo esta sendo apenas replicado em outras cidades sem as adaptações necessárias para cada local . Diante dessa vertente, o condomínio,encontrasse com uma ma estrutura no que se retrata em segurança e conforto , as casas contam com o pé direito baixo , que as tornam ainda mais quente , na entrada a rampa esta revestida por uma cerâmica deslizante assim como todo o restante da casa , como também o banheiro . Ha o mau uso do terreno , como também a ma distribuição dos cômodos da casa , sendo que o banheiro ocupa um espaço exuberantemente desnecessário enquanto a cozinha se torna um mero corredor , na qual não se tem uma porta de acesso para área externa , tendo que fazer a volta por dentro da casa para se chegar no quintal , as ultimas casas que ficam na parte mais baixa do terreno são alagadas quando chove. A área de convivência , só pode ser frequentada a noite , pois durante o dia fica completamente no sol , ate mesmo as áreas cobertas . Esses fatos evidenciam que por se tratar de um condomínio para pessoas que necessitam de um maior cuidado , precisaria ser melhor estudado antes de ser executado .

Responder
Avatar
Maria Elizabete da Silva Cruz 10 de fevereiro de 2017 - 12:57

Estou encantada com este projeto!
Ando cansada de ver idosos abandonados por familiares; jogados em “casas de repouso”, que de “repouso” não tem nada e muitas vezes pagam caro para isso. Tenho visto muitos assim, inclusive pessoas conhecidas.
Amei a iniciativa e estou muito interessada em conhecer este local, pretendo fazer uma visita e gostaria muito de receber maiores informações sobre o condomínio. Segue o meu e-mail, caso não se importem em me enviar informações, adoraria receber: mescbel@hotmail.com.
Sou uma pessoa muito preocupada com os idosos e sei que não estou muito longe de ser um deles.

Parabens!!!

Responder
Avatar
Maria 29 de outubro de 2016 - 15:39

Gostria de saber maiores informações…

Responder
Avatar
Maria 29 de outubro de 2016 - 15:39 Responder
Avatar
BOAVENTURA E Ma.DA GRAÇA 2 de setembro de 2016 - 20:47

GOSTARÍAMOS DE SABER MAIS A RESPEITO DE RESIDENCIAIS NESTA REGIÃO PARA PODER-MOS VISITAR E AVALIAR -MOS , E DEFINIR NOSSA RESIDENCIA NO NORDESTE C ACOMPANHAMENTOS , MÉDICOS/SOCIAIS,EM
UMA COMUNIDADE QUE NOS FAÇA GOSTO P O FUTURO..- OBRIGADO – VENTURA E GRAÇA..-PORTO BELO – SANTA CATARINA…

Responder
Avatar
Priscilla Gomes 11 de agosto de 2016 - 00:26

Além da unidade, o Governo do Estado da Paraíba, possui o mesmo condomínio na cidade de Campina Grande e estuda ampliações. Existe também o Projeto Acolher, que consiste em edital, para selecionar e custear melhorias de estruturas semelhantes, mantidas por ONGs.

Responder
Avatar
Joys 21 de julho de 2016 - 19:33

Será que existe alguma iniciativa assim no Ceará?

Responder
Avatar
fernando ferreira dos santos 25 de junho de 2016 - 17:05

preciso com urgencia de uma casa para casal de idoso seja em qualquer estado

Responder
Avatar
Airô Barros 24 de junho de 2016 - 14:03

Moro em Araucária com minha mãe. Mudamos para cá por causa da saúde pública, que é muito boa. Gostaria de saber se há algum condomínio nesses moldes aqui no Paraná…ou em Pernambuco e São Paulo. Viemos somente nós duas…e mamãe sente falta de mais pessoas da família…por perto

Responder
Avatar
keytovisck 12 de fevereiro de 2016 - 00:46

Uma ótima ideia para idade mais avançada. Adorei saber.
Exemplo para ser seguido em todo o Brasil. Que nossos governantes possam investir com sabedoria para uma sociedade mais justa e acabe de vez com tantas corrupções e enganação contra os idosos.

Responder
Avatar
CELIA LIMA. 6 de fevereiro de 2016 - 15:40

Amem a e dei! nei de longe imaginei q aqui no Brasil , ja esteve-se este condominio , pois este projeto e muito bom, especialmente criado p idosos. Parabéns ao governador, Prefeitos em fim todos os responsáveis pelo projeto ; ate q fim uma coisa boa p o povo. no Pais de corrupção; onde os políticos do governa em seu por pio interesse. A PRIMEIRA ves q eu vi este projeto foi na Europa. um exemplo a ser seguindo por todos os governantes. sera q e pedir demais.

Responder
Avatar
SONIA FERREIRA DE MORAES 6 de fevereiro de 2016 - 13:55

A ONDE FICA EM SÃO PAULO O CONDOMÍNIO DA SABEDORIA ,LOCALIZAÇÃO

Responder
Avatar
Meia Luisa bognetti 23 de julho de 2016 - 16:00

Onde está localizado em São Paulo o condomínio ??????

Responder
Avatar
Maria Helena Cardoso Barreto 4 de fevereiro de 2016 - 01:19

Achei uma ideia maravilhosa este condomínio de João ´Pessoa. para pessoas acima de 60 anos e todo o Estado da Federação deveria ter Condomínios deste tipo , em vez de oferecer o Programa Minha Casa Minha Vida. Tudo com motivo eleitoreiro. Dar casas as pessoas necessitadas para morar em paz é um ato de Justiça Social. Pernambuco deveria revisar seus projetos e investir num prograna desses. Nosso Governador Paulo Câmara é um homem bom , generoso e honesto ; sei que ele vai implantar quando puder algo deste tipo em PE.

Responder
Avatar
Angel 11 de novembro de 2016 - 23:27

Maria Helena Cardozo Barreto, o condomínio é lindo, mas só tem 40 casas,e pelo visto só serve à classe média. Não queira comparar como Minha casa Minha vida que entregou milhares de moradias para pessoas de todas as idades e sexos em todo o pais.
mas pessoas de baixa renda, o assalariado mínimo que é quem realmente precisa.
Você pelo visto não tem o menor conhecimento sobre o programa.

Responder
Avatar
Celia 2 de fevereiro de 2016 - 23:45

Amei a notícia. Sabe se perto de Brasília tem algum lugar assim para idosos ? Gostaria de ter esta informação não só para mim mas meu irmão mais velho também precisa de um lugar onde o idoso possa se movimentar com tranquilidade.

Responder